Pode dormir 2 vezes por dia?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Não se sabe ao certo quais os riscos deste método e embora alguns estudos tenham mostrado que o sono polifásico não causa danos na saúde, algumas descobertas recentes sugerem que talvez não é aconselhado permanecer neste padrão de sono por muito tempo.

Especialista do sono afirma que é sempre melhor dormir apenas uma ou duas horas do que fazer uma direta. Fazer diretas deve ser evitado. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), os adultos precisam de mais de 7 horas de sono por noite, e os miúdos de 6 a 12 anos precisam de 9 a 12 horas de sono.

O sono polifásico é indicado para adultos e deve ser evitado por crianças e adolescentes. É importante ressaltar que esse é um estilo de vida com o qual algumas pessoas se identificam e relatam boas experiências, mas quem prefere e é adepto do sono monofásico pode continuar mantendo a rotina de sono convencional.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

As descobertas da ciência até agora apontam que quanto menos tempo de sono, mais curta será a sua vida. Então, se você quer chegar à velhice de maneira saudável, deve investir em uma boa noite de sono.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Pesquisadores apontam que pessoas que acordam cedo têm menos chance de desenvolverem essas doenças.

Fragmentação de sono: Ocorre quando o sono é “picotado” ao longo da noite, fazendo com que não sejamos capazes de aprofundá-lo. Ainda que o tempo total de sono não seja tão prejudicado nesse caso, a qualidade do sono é bem comprometida.

Quando a luz é cessada, os níveis de melatonina aumentam, desacelerando o organismo. A partir daí, começamos a sentir vontade de dormir. Quando alguém ignora esses efeitos e passa 24 horas acordado, o organismo entra em desequilíbrio. Pode-se sentir mudanças de humor, paranoias e até mesmo alucinações.

Nikola Tesla
Ele preferia ter apenas duas horas de sono por dia. Além do hábito de dormir muito pouco, Tesla curvava os dedos do pé 100 vezes antes de deitar, porque acreditava que isso estimulava as células cerebrais.

Da Vinci, por exemplo, dormia 20 minutos a cada quatro horas, explicam os seus biógrafos.

5 horas de sono por noite é mínimo para boa saúde em maiores de 50 anos, indica pesquisa. Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

A especialista explica que a inversão no horário do sono pode ser prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina. “Se a mudança dos horários é necessária para fins profissionais, a recomendação é manter a disciplina e dormir sempre no mesmo horário, mesmo nos dias de folga”, explica Renata.

Este tipo de imersão ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo (e a despertar) e está associado, cientificamente, ao aumento da tolerância ao stress, a um sistema imunológico mais forte, auxilia na queima de gordura e ainda tem efeitos antidepressivos.

Dormir (e acordar) tarde não tem problema nenhum, diz a ciência - Revista Galileu | Sociedade.

É a chamada hipersonia primária. Hipersonias são diferentes distúrbios do sono nos quais uma pessoa dorme mais do que o considerado adequado e pode sentir muita sonolência durante o dia, o que pode causar prejuízos à sua rotina.

Segundo a pesquisa, quem cai nos braços de Morfeu cedo têm mais disposição para amanhecer com o Sol e maiores chances de viver por mais tempo. Essa é a conclusão à qual o grupo chegou após analisar mais de 433 mil pessoas, que foram convidadas a avaliar suas preferências em relação a períodos do dia.

Água-viva. Na verdade, as águas-vivas não apenas não dormem – geralmente são incapazes de fazer isso por um bom motivo. Você precisa de um cérebro para dormir, e as águas-vivas não tem.