Pode dormir durante a prova do Enem?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Com a proximidade do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), muitos alunos passaram a estudar mais durante as noites. No entanto, os estudantes não devem trocar horas de sono pelos estudos, alerta o médico do Instituto do Sono, o pediatra Gustavo Moreira.

Posso ir ao banheiro durante o Enem? Se você sentir vontade de ir ao banheiro, é preciso informar ao aplicador da prova do Enem. Então, você será acompanhado por um fiscal de corredor até a porta do banheiro, que contará com um detector de metais.

Os candidatos só podem sair do local de prova duas horas depois do início do exame. Ou seja, às 15h30.

É preciso estar atento ao que é permitido no local de prova, para não correr o risco de ser eliminado do Enem 2022. Não há nenhuma restrição quanto à vestimenta. Por isso, pode usar short no Enem e ir de chinelo.

Não há problemas em levar o celular até o lugar onde você prestará o Enem, mas ele deve ser colocado dentro de um envelope porta-objetos antes da entrada no local de provas, com aplicativos, sistemas e funções desativados e desligados desde o ingresso na sala até a saída definitiva do local.

Alguns benefícios do estudo noturno
Alguns especialistas apontam que estudar antes de dormir pode contribuir para que o cérebro forme novas memórias. Isso não significa passar a noite estudando: para pessoas que iniciam as atividades diárias entre 6h e 7h da manhã, o ideal seria estudar até, no máximo, às 23h.

Com duração de 5 horas e 30 minutos, os candidatos respondem à prova do primeiro dia entre 13h30 e 19h00. Confira abaixo os horários de saída do primeiro dia de prova do Enem 2022: Após as 15h30: saída sem o caderno de questões. Após as 18h30: saída com o caderno de questões.

Nos dois casos, as questões do Enem 2022 são iguais. Os portões dos locais de prova são abertos às 12h e fecham às 13h, e não é permitido entrar após o fechamento dos portões. Com cinco horas de duração. As provas começam às 13h30 e terminam às 18h30, no horário de Brasília.

Detectores de metal, coleta de dados biométricos, e até um aparelho de recepção avançado de detecção de campo próximo. Esse equipamento, inaugurado na edição passada, tem a função de encontrar a emissão de sinais em radiofrequência de WiFi, Bluetooth, celulares e transmissões ilegais.

3. Os participantes do Enem devem estar com os cabelos presos para realização das provas.

as embalagens em que os alimentos devem estar contidos também não são especificadas no edital, no entanto, o documento informa que elas serão vistoriadas pelo fiscal de sala responsável pelo local de prova.

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta.

Os candidatos não podem ter em mãos fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Mateus, porque os três ultimos candidatos precisam sair juntos e assinar uma outra folha diferente dos demais? Resposta - Na teoria eles fiscalizam os aplicadores.

A mochila pode sim ser levada para a prova. No entanto, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os participantes precisam guardá-las embaixo da cadeira durante a prova. Os candidatos também não poderão pegar nada de dentro delas durante a realização do exame.

Leve seu lanche em um recipiente transparente para não ter transtornos na hora da prova. Você não precisa levar uma refeição “grande”, até mesmo para não se desconcentrar. Opte por alimentos que sejam fáceis de levar, não provoquem sujeiras e que possam te deixar satisfeito durante o período.

A regra existe por dois motivos: o primeiro tem a ver com o fato de que a máquina que faz a leitura dos gabaritos do Enem só consegue detectar a cor preta; o segundo, para evitar que sejam colocadas as chamadas “colas” dentro do tubo da caneta.