Quem errou a cor da prova do Enem?

Perguntado por: dgil . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O que acontece se errar a cor da prova no Enem 2022? O estudante pode ser eliminado da sua prova se assinalar a parte final do gabarito com a cor errada do cartão. Isso acontece porque é por meio dela que se vai conseguir ter todo o processo de correção.

Outros fatores eliminatórios são: Perturbar a ordem nos locais de prova, não apresentar documentos válidos de identificação, tentar conversar ou se comunicar de qualquer forma com qualquer pessoa além dos fiscais de sala, tentar utilizar formas de fraudar ou de conseguir respostas durante o exame (colar), registrar ou ...

14.1 Não terá as provas corrigidas, referentes a cada dia do Exame, o PARTICIPANTE que deixar de transcrever a FRASE constante da capa do seu Caderno de Questões.

“Ao deixar em branco, a questão será considerada necessariamente como errada.” A ressalva do líder de avaliação da Geekie, Claudio Maroja, é que ao chutar a questão, o aluno precisa acertar não só ela, mas também as outras que estão no mesmo nível de proficiência.

O participante que pagou a taxa de inscrição não precisa pagar nenhuma multa. Basta, no ano seguinte, se inscrever normalmente, ou solicitar a reaplicação do exame se for o caso.

A popular “cola” passa a ser crime tipificado no código penal e pode render ao autor de dois a seis anos de reclusão e multa.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

Mateus, porque os três ultimos candidatos precisam sair juntos e assinar uma outra folha diferente dos demais? Resposta - Na teoria eles fiscalizam os aplicadores.

Esquecer de preencher a cor da prova elimina o candidato do Enem. De acordo com o Edital do Enem, obrigatoriamente os candidatos têm que preencher o cartão de respostas com a cor da capa e com a frase que constam no caderno de provas. Isso significa que somente são eliminados os que não completam os dois campos.

Além disso, também será eliminado do ENEM 2022 aqueles participantes que se recusarem a:

  • Ter os artigos religiosos, como véu, quipá e outros, vistoriados pelo coordenador;
  • Ser submetido à revista eletrônica;
  • Ter seus objetos vistoriados eletronicamente;
  • Ter seu lanche vistoriado pelo chefe de sala.

12.1 Será eliminado do Enem 2022 impresso (ou digital), a qualquer momento e sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei, o participante que: 12.1.1 Prestar, em qualquer documento e/ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata.

Quando fatalidades deste tipo acontecem, a banca responsável pelo concurso, bem como o órgão contratante, devem abrir uma sindicância para a apuração de possíveis irregularidades. Geralmente, quando isso acontece, o concurso pode ser suspenso em período definitivo ou temporário.

É impossível calcular a própria nota
Para fazer isso, o Inep "calibra" todas as questões do Enem antes de elaborar as provas em eventos conhecidos como pré-teste, quando as questões são aplicadas a centenas de alunos e o resultado indica seu grau de dificuldade a partir da porcentagem de acertos.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa.

De acordo com o matemático Dalton Francisco de Andrade, professor de estatística da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é impossível zerar a nota do Enem, mesmo que o candidato deixe a prova em branco ou erre todas as questões -- apenas a redação pode ser zerada.

Não dá para tirar zero nas provas objetivas do Enem
É o modelo adotado por exames e processos seletivos no mundo inteiro. Vamos entender melhor o porquê de não ser possível tirar zero nas provas objetivas do Enem. O objetivo da TRI é medir o grau de conhecimento do estudante a partir de uma escala de proficiência.