Como escolher a cor da prova do Enem?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Lembrando que não é possível escolher a cor da prova! Elas são entregues aleatoriamente no dia do exame.

Qual é a diferença entre as cores das provas? Os cadernos de prova do Enem são distribuídos com quatro cores de capa: azul, branco, rosa e amarelo. Não há qualquer diferença no conteúdo de cada caderno, já que as questões são as mesmas.

Posso ir ao banheiro durante o Enem? Se você sentir vontade de ir ao banheiro, é preciso informar ao aplicador da prova do Enem. Então, você será acompanhado por um fiscal de corredor até a porta do banheiro, que contará com um detector de metais.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

A popular “cola” passa a ser crime tipificado no código penal e pode render ao autor de dois a seis anos de reclusão e multa.

Mateus, porque os três ultimos candidatos precisam sair juntos e assinar uma outra folha diferente dos demais? Resposta - Na teoria eles fiscalizam os aplicadores.

Mito: O exame em si não é um processo seletivo, apesar de ser utilizado em alguns Vestibulares e no SiSU. Portanto, não há aprovados ou reprovados no Enem. No entanto, o resultado individual, que consiste no desempenho e nota do participante, pode ser consultado pelos participantes quando disponibilizados pelo MEC.

14.1 Não terá as provas corrigidas, referentes a cada dia do Exame, o PARTICIPANTE que deixar de transcrever a FRASE constante da capa do seu Caderno de Questões.

No Enem não existe penalidade para respostas erradas como em outras provas. Então, não deixe nenhuma questão em branco. Na pior das hipóteses você vai errar uma questão que já não sabia.

Veja como solicitar atendimento especial no Enem
Celular, relógio, fones de ouvido, anotações e óculos escuros estão proibidos durante as provas. Não é permitido também usar óculos escuros ou levar lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, livros, anotações e impressos gerais.

Muitas dúvidas surgem com a proximidade da prova, uma delas é o que pode ou não vestir no dia do Enem. Apesar da constante dúvida sobre as vestimentas, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto às roupas no dia da prova.

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta, mas tem alguns itens que são proibidos! São eles: Óculos escuros; Artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas.

3. Os participantes do Enem devem estar com os cabelos presos para realização das provas.

A maior nota foi de 953,1, e a menor de 310,4.

No Enem 2020, a média geral da redação foi 588,74. Se você tirou 600 pontos na redação, está um pouco acima dessa média, o que pode ser considerado positivo. Contudo, é importante lembrarmos que, dependendo da sua nota nas outras provas, os 600 pontos podem ser insuficiente para entrar em alguns cursos.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos.

Quando fatalidades deste tipo acontecem, a banca responsável pelo concurso, bem como o órgão contratante, devem abrir uma sindicância para a apuração de possíveis irregularidades. Geralmente, quando isso acontece, o concurso pode ser suspenso em período definitivo ou temporário.

Não é permitido levar ao Enem óculos escuros, boné, chapéu, tiaras, gorros e demais acessórios próprios para usar na cabeça. Recomenda-se evitar usar pulseiras, colares e brincos que possam incomodar e, com isso, atrapalhar a concentração na hora da prova.

A resposta é que é possível, sim, levar absorvente para o exame. A dica é colocá-lo em um saquinho transparente, para que o fiscal possa verificá-lo e se certificar de que não existem informações sobre a prova ali.

A identificação individual de cada caderno trouxe outra mudança que os estudantes devem ficar atentos: o cartão de respostas (mais conhecido como gabarito) deverá ser destacado pelo participante (não virá avulso). Se rasgar, não haverá substituição dele.