Pode fazer velório dentro da Igreja Católica?

Perguntado por: dmachado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Quando possível, os católicos também preferem fazer o velório com o caixão aberto para que os familiares interajam com o corpo e se despeçam. Além disso, é comum realizar missas e entoar cantos, bem como um padre pode estar presente para fazer rezas que permitam que o corpo se prepare para a vida eterna.

O funeral católico
Há a cerimônia do velório onde um ministro realiza a encomenda do corpo para que seja recebido no céu, seguido pelo sepultamento. Sete dias depois é realizada a missa de sétimo dia. Para os católicos, a morte é o caminho para a eternidade onde há o céu, inferno e purgatório.

2 Melhor é ir à casa do luto do que ir à casa do banquete, porque esse é o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. 3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a atristeza do rosto se faz melhor o coração. 4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria.

Há religiões que dizem que o espírito fica 24 horas no corpo e que, por isso, deve-se esperar esse tempo para o enterro. Mas a origem da tradição da espera mínima de 24 horas pode ter a ver com uma doença que a faz a pessoa parecer estar morta sem estar, a catalepsia patológica.

Homem não era enterrado com os pés calçados, pois Jesus sempre andou descalço. Se aparecesse na porta do céu de sapatos, estaria querendo ser melhor que o filho de Deus, e o castigo para tal ofensa era dos mais graduados.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

O que é um funeral? Enquanto o velório está relacionado especificamente ao primeiro momento da cerimônia, o funeral é a cerimônia completa, ou seja, desde o velório até o sepultamento ou cremação do corpo.

Branco. Outra cor muito utilizada após uma perda é o branco. Mais comum na Ásia, como Índia, China e Japão, a coloração é utilizada para demonstrar o luto pela perda de um ente.

Use roupas discretas
Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios. É um momento triste para todos os familiares e amigos, quanto mais discrição melhor.

Os religiosos acreditavam que o último lugar de repouso deveria ser perto dos santos. Por isso, eram enterrados nas igrejas. Não há nada mais sagrado que um templo”, destaca. Conforme Lopes, os locais mais próximos do altar eram oferecidos a pessoas de maior intimidade com a fé.

As cerimônias e os rituais de velório e sepultamento, mesmo sofrendo variações de cultura, religião ou costumes familiares, são uma maneira de compartilhar a passagem da vida para a morte, de socializar a dor e iniciar um longo e doloroso processo de desvinculação para os familiares – conhecido como luto.

Sete dias também é o tempo de luto dos familiares. Isso significa que a família fica esse tempo de luto a fim de eliminar as interferências da morte na vida dos que ficam e, com isso, diluir um pouco da dor. Mas é claro, o luto pode continuar (e geralmente segue fazendo parte da rotina) ao longo da vida de quem fica.

1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

O rei Salomão o disse e está registrado no Livro do Eclesiastes ou o pregador no capítulo 7, versículo 2 "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem por consideração" e ele diz também que "...a tristeza torna o coração ...

Com o intuito de restaurar a aparência natural da pessoa em vida, a boca é fechada. O procedimento pode ser feito com cola quando os lábios estão ligeiramente abertos, e com sutura interna nos casos em que a boca se encontra mais aberta.

Sendo as necrópoles locais de sepultamento de cadáveres, existem riscos de contaminação do solo, do ar e dos recursos hídricos pelo necrochorume e os gases originados da putrefação, se o meio de sepultamento ou a área não forem adequados para tal finalidade.

O uso de chumbo torna o caixão muito pesado.