Pode ficar tirando a TV da tomada?

Perguntado por: efreitas5 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão do governo dos EUA responsável pela segurança dos produtos disponíveis aos consumidores, recomenda sim que os aparelhos que não estão em uso sejam retirados da tomada, já que um aparelho desplugado não pode causar um incêndio ou dar choque em alguém.

De maneira direta, a resposta para essa pergunta é: sim. Tirar os aparelhos da tomada economiza energia e pode fazer diferença no final do mês. Todos os dispositivos eletrônicos que mantêm alguma luz de stand by acesa estão consumindo energia o tempo todo.

Deixar a TV ligada durante o dia inteiro
Assim como qualquer outro aparelho, a TV também precisa descansar. Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias.

Prejudica a produção do hormônio do sono
Dormir com a TV ligada prejudica a produção de melatonina, o hormônio do sono. É ele quem avisa para o corpo que é hora de descansar. Só que tem um detalhe: a melatonina é produzida no escuro.

Como prevenir o burn-in? Para prevenir o burn-in, você deve fazer justamente o que não é recomendado para a sua TV, ou seja, não deve deixar a tela do aparelho exibindo imagens estáticas por muito tempo. Portanto, evite manter a TV em canais de tela estática por muito tempo (como aqueles canais de música da TV a cabo).

usar detergentes e lustra-móveis durante a limpeza; limpar o aparelho estando ele ligado; borrifar água sobre a tela; deixar crianças tocar ou bater na tela do televisor.

Por mais que os equipamentos mais modernos não tenham consumo demasiado, ainda assim usam muito energia. Mas a verdade é que o ar-condicionado pode ficar 24 horas. Ele não precisa descansar em um período curto como esse.

Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

Retirar alguns eletrodomésticos da tomada economiza energia? Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.

Muita gente não sabe, mas o aparelho de televisão é um dos que mais consome energia. De acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumo mensal de uma TV de 20 polegadas que fica constantemente no modo stand by é de 4,30 kWh. Em regra geral, quanto maior ela for, maior será o seu consumo.

TV: 3 watts por hora. Home theater: 19.5 watts por hora. Aparelho da TV a cabo: 33 watts por hora.

MITO: As fabricantse de TVs colocam o botão de desligar justamente para ser usado. Portanto, não há problema nenhum em usá-lo, você não vai estragar o aparelho.

A LG correu atrás do prejuízo e lançou uma linha chamada Gallery Design, com aparelhos super finos e com borda infinita nas telas entre 48 e 88 polegadas. Apesar disso, os aparelhos da Samsung levam vantagem.

Dormir por apenas uma noite com uma luz fraca, como um aparelho de TV com o som desligado, elevou o açúcar no sangue e a frequência cardíaca de jovens saudáveis que participaram de um experimento de laboratório do sono, segundo um novo estudo.

Fique longe dos aparelhos eletrônicos antes de dormir
É recomendável desligar os aparelhos eletrônicos, pelo menos, 90 minutos antes de se deitar para dormir.

Confira algumas dicas importantes para conseguir aumentar a vida útil da sua televisão:

  1. Aposte no pano seco para limpeza. Na grande maioria dos casos, as telas das televisões não precisam de um produto específico para limpeza. ...
  2. Mantenha apps sempre atualizados. ...
  3. Utilize um filtro de linha. ...
  4. Mantenha a TV em um local arejado.

O que a TV disse para a tomada? Resposta: Tô ligada em você.

A eletricidade de meia fase pode apresentar alguns problemas no sistema elétrico, como a falta de luz, o que pode danificar os aparelhos elétricos da residência. Por isso, é importante contratar os serviços de uma eletricista qualificada para resolver esse tipo de problema.

A Smart Tv é uma televisão que possui acesso à internet e outros recursos tecnológicos, o que facilita para assistir filmes em plataformas de streaming, ouvir músicas ou pesquisar qualquer tipo de conteúdo na internet. Já a resolução LED é referente ao modo como a tela é iluminada e forma as imagens.

Levei a assistência e o diagnóstico é de troca da tela LED, no valor de R$ 1.020,00. Ou seja, praticamente o valor de uma nova e quase 70% do valor que ela custou a época.

Neste caso, o conserto fica mais caro: a partir de R$ 500. Porém, se a tela cair e quebrar por acidente ou apresentar listras ou manchas provocadas pelo uso de produtos de limpeza, será necessário trocar o painel. E, neste caso, o valor cobrado não compensa.