Pode furar a mucocele?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Ele pode usar uma agulha estéril para furar a parte superior do cisto e drenar o líquido e, por fim, o cisto desaparecerá.

As formas de tratamento para a mucocele são: a completa excisão com bisturi ou laser, a micromarsupialização, a criocirurgia ou a injeção de OK-432.

Para mucoceles maiores ou incômodos, um dentista pode drenar o fluido ou remover cirurgicamente a lesão.

Além disso, em alguns casos, a mucocele ressurgir, podendo necessitar novas intervenções. Alguns hábitos como morder lápis, canetas e até o próprio tecido labial ou das bochechas devem ser evitados e pode ajudar, já que esses traumas podem afetar as glândulas ali existentes.

A mucocele é um problema autolimitado. Isso significa que se resolve sozinho, sem a necessidade de qualquer intervenção para solucioná-lo.

A mucocele também pode ser chamada cisto mucoso. Ela é caracterizada pelo acúmulo de líquido salivar dentro de uma bolha em regiões como a boca, a língua, o interior das bochechas e os lábios (normalmente, o inferior).

A mucocele pode desaparecer rapidamente em poucos dias ou até mesmo levar anos para que a saliva em seu interior se dissipe por completo. Por isso, se perceber que a bolha já persiste por mais de sete dias, é importante procurar um especialista.

Na maioria das vezes a mucocele é um problema que desaparece sozinho, sem a necessidade de qualquer intervenção. Portanto, o problema costuma se solucionar com o rompimento da bolha, levando a uma pequena ferida que cicatriza em alguns dias.

Existe prevenção da mucocele? Alguns dizem para ter cuidado com a boca, mas não existe uma forma de prevenir a mucocele. Alguns cuidados como evitar morder lápis, canetas e até o próprio tecido labial ou das bochechas pode ajudar, já que esses traumas podem afetar as glândulas ali existentes.

O herpes labial que pode, em alguns casos, ocorrer em outras partes do corpo, em geral, começa com formigamento e ardência local, e surgimento de pequenas vesículas ou até mesmo bolhas maiores. Mas, uma vez que o quadro se instala, o que NÃO se deve fazer? Jamais deve-se furar as bolhas, pois isso pode agravar a lesão.

O dentista especializado neste tipo de lesão é o Estomatologista. Portanto, ele deve ser o profissional procurado para avaliar a mucocele e indicar ou não a necessidade de cirurgia.

O diagnóstico de mucocele é clínico e na anamnese deve-se investigar um trauma prévio (5). O profissional deve ficar atento aos diagnósticos diferenciais como hiperplasias fibrosas, papiloma focal, lipoma ou fibroma (1).

A causa da herpes labial é o contato com pessoas e objetos contaminados. Entramos em contato com o HSV-1 por meio de gotículas de saliva, ao colocar objetos contaminados na boca e pelo beijo. Em geral, o primeiro contato com o vírus acontece nos primeiros anos de vida, por secreções orais vindas da tosse ou do espirro.

O que é bolha na boca? A bolha na boca, também chamada de mucocele ou cisto mucoso, é um tipo de tumor que pode se formar em qualquer um dos tecidos moles da boca. Ela pode possuir um tamanho de até 3 centímetros de diâmetro e não costuma causar dor, exceto em casos onde ela estoura.