Pode jogar lixo no vulcão?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Entre os gases soltos por vulcões estão o enxofre, cloro e dióxido de carbono. A mistura dos gases vulcânicos com os que são liberados pelo lixo poderia afetar a vida local e causar problemas de saúde na população. O enxofre, por exemplo, causa a névoa ácida, ou névoa vulcânica.

Debaixo de cada vulcão existem imensas áreas chamadas câmaras magmáticas. Magma é o mesmo material que, quando chega à superfície, é chamado de lava. Adormecido, ele permanece a cerca de 600ºC na camada da Terra chamada "manto", abaixo da crosta.

De acordo com algumas pesquisas, a lava é preta durante o dia, vermelha à noite e torna-se branca quando em contato com a água. É um vulcão ativo e no seu topo existem duas crateras: uma inativa e outra com atividade vulcânica contínua, emergindo de pequenos montes conhecidos como “hornitos”.

Por vezes a lava é muito líquida e escorre rapidamente (com velocidade de 20 a 50 quilômetros por hora), sendo expelida também nas laterais do cone - nesse caso, o vulcão é do tipo Havaiano.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Embora hoje o Brasil não abrigue nenhum vulcão ativo, o país possui o vulcão mais antigo do mundo já descoberto. Com 1,89 bilhão de anos, o que sobrou deste antigo vulcão está localizado na região amazônica, especificamente entre os rios Tapajós e Jamanxim.

“Primeiro, seria preciso encontrar uma câmara magmática não muito profunda com uma grande quantidade de magma e gases sob pressão. Além disso, as bombas deveriam ser extremamente potentes para romper a rocha maciça e abrir caminho para a lava sair”, diz a geofísica Leila Soares Marques, da USP.

Os vulcões formam-se nas zonas de convergência, ou seja, nas regiões onde há o choque entre as placas tectônicas (que se encontram sob o material magmático). O acúmulo da pressão provocado pela movimentação das placas provoca a descarga de energia e, consequentemente, a erupção vulcânica.

Em princípio, todos os elementos que apresentam ponto de fusão inferior à temperatura da própria lava, estimada entre 800 °C e 1200 °C, são engolidos pelas correntes de lava e integrados em sua massa: casas, estradas, mobiliário urbano, instalações industriais e agrícolas, etc.

As erupções vulcânicas revelam um pouco da grande força e calor que movimentam as entranhas da Terra, mas qual é a temperatura da lava de um vulcão? De modo geral, ela varia entre 700 °C a 1.200 °C — o suficiente para derreter boa parte das rochas.

A mais de 150 quilômetros de profundidade, sob as placas tectônicas sobrepostas, esse sistema envia gases e magma, que ficam armazenados em um imenso reservatório a 75 quilômetros da superfície.

Ela começa ficando sólida e depois de algum tempo em contato, a lava começa a fazer bolhas da mesma de cor avermelhadas. Assustadoramente perigosas e bonitas. As bolhas não são feitas apenas de vapor, e sim do gás que ela libera em contato com água.

O maior constituinte da lava é a sílica, mesma substância que forma as areias das praias ou o vidro, formada pelos elementos silício e oxigênio. Os silicatos podem ser de metais como magnésio, ferro, sódio ou potássio. Além disso, compostos voláteis também estão misturados na massa fervente de rocha líquida.

Esse calor, ajuda a aquecer um pouco a superfície onde vivemos, impede o congelamento do fundo dos oceanos e, adivinha só! Irá formar o magma, que dará origem à lava dos vulcões. O magma é uma mistura de materiais, que se encontra sob altíssimas temperaturas no interior da maior camada da Terra chamada Manto.

De cor amarelada, este é o fluido vulcânico com a maior temperatura de todas: de 1.000 °C a 1.200 °C.

Cratera: também conhecido como “boca” do vulcão, é por onde o magma extravasa e passa a ser chamado de lava vulcânica; Cone vulcânico: formato geral dos vulcões Cumbre Vieja, Etna e Vulcão de Fogo.

Vulcão é uma estrutura geológica em que ocorre o fenômeno natural responsável pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases oriundos do interior da Terra para a superfície.

Continuar lendo Pode jogar sal no lixo?