Tem vulcão em São Gonçalo?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Após explicar que o “vulcão” de Nova Iguaçu é na verdade uma câmara magmática, o DIÁRIO DO RIO conversou com uma geógrafa sobre o Maciço de Itaúna, que é conhecido como o vulcão de São Gonçalo.

O vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil
Como exemplo de recente vulcanismo no Brasil, o geólogo Marcel Besser citou a Ilha de Trindade, localizada a 1.200 km do litoral do Espírito Santo.

Apesar do Vulcão Amazonas ser oficialmente o único vulcão brasileiro, pesquisadores continuam fazendo novas descobertas de formações geológicas que podem caracterizar a existências de vulcões inativos. Apesar das suspeitas, até hoje nenhum outro vulcão foi confirmado no brasil, além do Amazonas.

O Vulcão de Nova Iguaçu é uma hipótese de trabalho para interpretação geológica das rochas vulcânicas, especialmente rochas piroclásticas, que ocorrem no limítrofe nordeste do maciço Mendanha, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Em São Gonçalo, o vulcão de Itaúna, em Itaboraí, o vulcão de Tanguá, e o terceiro é o vulcão de Rio Bonito. também formações na região das Agulhas Negras no Sul Fluminense. Outro vulcão é o que fica no Morro de São João, próximo à cidade de Casimiro de Abreu na região da Baixada Litorânea.

Alguns vulcões ativos da atualidade
Ocupa a Ilha Grande no arquipélago do Havaí.

Pompeia

Pompeia foi uma pequena cidade romana, a qual foi destruída por uma erupção vulcânica de grandes proporções em 79 d.C.

O vilarejo de Aogashima repousa na caldeira de um vulcão que entrou em erupção pela última vez há menos de 300 anos. Localizado a 320 km de Tóquio, capital do Japão, a paisagem do vilarejo de Aogashima, com cerca de 170 habitantes, seria o sonho de qualquer corretor imobiliário.

O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.

Como já explicado, atualmente não existe vulcão no Brasil. No entanto, na era Mesozoica, há cerca de 200 milhões de anos, historiadores afirmam possíveis manifestações vulcânicas nas regiões sul e sudeste do Brasil, originando formações rochosas do tipo basáltico.

A erupção mais violenta já registrada é a da caldeira vulcânica de La Garita, no Colorado, nos Estados Unidos. Ocorreu há 2,1 milhões de anos, deixou uma cratera de 35 por 75 km e alterou drasticamente o clima do planeta.

Angicos (Brasil) - Vários historiadores e investigadores afirmam que o pico do Cabuji, o único vulcão extinto no Brasil que conserva sua forma original, foi o ponto que os primeiros portugueses que chegaram ao país avistaram em 1500, um fato que por séculos é atribuído ao Monte Pascoal, na Bahia.

Países com maior número de vulcões ativos
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.

O Mauna Loa, que significa "montanha longa" em havaiano, é o maior vulcão ativo do mundo. Abrange 5.271 quilômetros quadrados e faz parte de uma cadeia de cinco vulcões que formam a Ilha Grande, a maior do arquipélago do Havaí.

EU MORO EM BANGU
Existem vulcões que já foram ativos na pré-história a milhões de anos atrás? Alguns acreditam que sim, e apresentam como prova o Vulcão do Mendanha, que faz parte do Maciço do Mendanha ou Gericinó. O felizmente já extinto Vulcão do Mendanha foi descoberto por Alberto Ribeiro Lamengo no ano de 1935.

VULCÃO EXTINTO EM CAMPO GRANDE, O Maciço do Gericinó, que engloba a Serra da Mendanha, possui como características matas nativas e o Vulcão da Mendanha extinto a 60 milhões de anos atrás.

O suposto Vulcão de Nova Iguaçú fica no local conhecido popularmente por "Serra do Vulcão", parte do Maciço do Gericino ou Serra do Mendanha, dentro do Parque Municipal de Nova Iguaçu. Portanto para visitar deve-se ir ao Parque e de lá seguir em caminhada por uma trilha de mais ou menos 1 hora em direção ao vulcão.