Pode ligar 2 chuveiros ao mesmo tempo?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Como o circuito é o mesmo, ambos os chuveiros utilizam-se do mesmo disjuntor. Neste caso, se o disjuntor utilizado for de 40A, o circuito ficará sobrecarregado, o disjuntor não será suficiente e irá desarmar assim que os dois chuveiros forem ligados simultaneamente.

No caso de duas duchas, acho que o tamanho mínimo do box é 80x140cm.

Para chuveiros com tensão 220v e 7500w de potência, o disjuntor deve ser bipolar de 40A, e a fiação que se deve utilizar é de 6mm.

De acordo com a NBR 5410, a distância mínima de instalação entre o chuveiro e o disjuntor deve ser de 1,2 m. Entenda que devido às condições de umidade em locais com chuveiros elétricos, não é recomendado fazer a instalação elétrica do disjuntor dentro do banheiro.

As causas que podem levar o disjuntor a desarmar em função do chuveiro em funcionamento são várias, entre elas é ter trocado o chuveiro por um outro de maior potência, o dimensionamento dos cabos estiverem com a seção inferior a corrente que o chuveiro exige ou a distância do mesmo até o disjuntor.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

O misturador de água quente Bicomando funciona, basicamente, por meio de dois registros. Um de água quente e outro de água fria. Se define “Bi” “comando” (dois comandos) exatamente por conta destes dois registros necessários para se fazer a mistura de água quente com a fria.

Para primeira pergunta, sim está correto. A segunda, não você não pode usar cabo 10mm pois a corrente e baixa e o cabo vai criar uma resistência maior para passagem da corrente elétrica, o ideal seria usar cabo de 2,5mm com o disjuntor de 20A.

O tamanho comum de banheiros de imóveis de médio padrão é de 3m x 1,20m, mas, com imóveis cada vez mais compactos, você pode encontrar banheiros bem menores, de 1,20m x 2,20m, por exemplo.

Para facilitar a circulação até o box, considere a medida de 60 cm como distância entre a bacia sanitária e a parede da frente. Outra medida importante é a distância lateral entre a bacia e outros itens fixos.

Mesmo quando o tamanho ideal de uso seria de 1m x 90cm. Uma dica interessante é que, para os boxes quadrados, a medida mais recomendada é de 90x90cm e de 80x120cm para boxes retangulares. Sendo essas as medidas mínimas.

Se o disjuntor for monopolar de 32A a potência máxima que se pode colocar é de 4000W e desta forma o ideal é se colocar até 3600W para se trabalhar com uma margem de segurança.

O C32 no disjuntor significa que o disjuntor desarma em 32 ampères.

O chuveiro, como sabemos, é um item que consome muita energia. Ele exige uma alta corrente e, por isso, não pode ser ligado em tomadas comuns em casa (que suportam corrente de 10A a 20A).

Para a escolha do disjuntor correto devemos saber a corrente máxima que ele pode suportar, e essa corrente tem que estar de acordo com a corrente nominal do chuveiro. Para saber isso, basta pegar a potência máxima do chuveiro e dividir pela tensão de alimentação do circuito.

Por que as emendas aquecem e derretem o cabo? O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

A resposta é sim! Dois cabos podem ser derivados no mesmo polo de um disjuntor, porque em nenhum lugar da norma existe essa proibição. Porém, é claro que existem algumas observações importantes de como isso deve ser feito sem afetar a segurança da instalação. Saiba qual o limite de cabos no borne do disjuntor!

Disjuntores e dispositivos DR também tem sua vida útil estimada em manobras. Em condições normais de operação, com desarmes ocasionais de proteção, esses equipamentos podem resistir tranquilamente a 25 anos ou mais de operação.

Os disjuntores termomagnéticos (DTM) são os que oferecem uma proteção maior à instalação dos chuveiros. Eles identificam curtos-circuitos e sobrecorrentes. Por isso, esse tipo de disjuntor proporciona mais segurança à rede elétrica.

Causas de acionamento do DR.
Há vários casos onde o DR irá ficar desarmando, podendo citar alguns, como: quando chuveiro não for compatível, defeito de fábrica na resistência do chuveiro, pois pode haver uma falha na isolação da resistência ou algum defeito interno do DR.

A sobrecarga da rede elétrica é o motivo mais comum para um disjuntor desarmar. Isso é muito comum em casas antigas porque as instalações não foram projetadas para ligar tantos equipamentos que demandam energia.