Pode ligar chuveiro 110 em 220?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Pode sim desde que seja compatível com o modelo do chuveiro. Mas verifique a potência pois a maioria dos chuveiros possuem potências diferentes para 127v e 220v e principalmente é preciso readequar a fiação do chuveiro.

Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente).

Na prática, um chuveiro 220V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110V – em torno de 1 a 2 graus, o que já pode fazer toda a diferença na hora do banho. Mas para que o chuveiro funcione corretamente, a rede elétrica precisa ser compatível.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão. Os transformadores convertem os 220 volts de tensão da tomada para os 127 volts de tensão aceitos pelo seu aparelho.

Confira o tipo de resistência que o seu chuveiro precisa
Existem dois modelos no mercado, que apesar de terem a mesma função, possuem formatos diferentes. Os chuveiros convencionais necessitam da resistência mais fina (1), já as duchas, por terem um fluxo maior de água, funcionam com uma resistência maior (2).

Qualquer aparelho 220 V, com motor, pode ser ligado em 110 V. Uma furadeira, por exemplo, terá menos rotação, mas poderá furar assim mesmo.

Itens como placas indicativas com a tensão, ou coloração diferente da tomada (como o uso da cor vermelha para tomadas 220V) podem ser úteis para identificar as características de uma tomada.

Quando liga-se um secador 220 volts em tomada 110, a tensão será menor e a corrente também, isso resultando final em uma potencia baixa, ineficiência do equipamento.

Como o circuito é o mesmo, ambos os chuveiros utilizam-se do mesmo disjuntor. Neste caso, se o disjuntor utilizado for de 40A, o circuito ficará sobrecarregado, o disjuntor não será suficiente e irá desarmar assim que os dois chuveiros forem ligados simultaneamente.

O chuveiro elétrico bivolt é um item funcional indispensável para qualquer banheiro: perfeito para quem não dispensa um banho quente no dia a dia. Por aquecer a água com eletricidade, ele também não precisa do auxílio de aquecedores solares ou a gás, para funcionar.

A ligação em 220V permite uma fiação de menor diâmetro para a mesma corrente. Isto implica em aumentar a potência e, por isso, aquecendo mais a água. Por outro lado, se a potência é maior, o consumo também (energia é potencia vezes tempo).

No caso dos chuveiros, a verdade é que, em termos de gasto de energia, não existe diferença entre o de 127v e o de 220v. Ou seja, se você for levar em consideração somente a tensão, não importa se você vai comprar o chuveiro de uma tensão ou de outra.

Se os dois fios acusarem fase (acende a luzinha no cabo da caneta), a eletricidade é 220V. Se só um fio acender a luzinha e o outro não, a voltagem é 127V, um neutro e um fase. Outra forma é olhar o chuveiro e ver se há algo escrito nele, 127V (110V) ou 220V. Deve ser a mesma da residencia.

Para chuveiro com ligação 110V, teremos os seguintes cabos: neutro (azul), verde (terra) e da fase (vermelho). De acordo com a norma o cabo da fase pode ser branco, preto, vermelho, e amarelo, mas nunca da cor azul e verde.