Quando ligar aparelho 110 em 220 tem conserto?

Perguntado por: salves . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido!

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

"O consumidor que tiver algum equipamento danificado, em razão da interrupção do fornecimento de energia elétrica, deve formalizar o pedido de ressarcimento junto à concessionária, em até 90 dias contados a partir da data da ocorrência."

A primeira providência é entrar em contato com a concessionária de energia elétrica assim que constatar que algum aparelho parou de funcionar logo após chuvas muito fortes, muitos raios ou queda e oscilação de energia.

O maior problema ocorre ao se conectar um aparelho em uma tensão acima da suportada por ele. Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica.

Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!

O transformador de energia pode ser usado em praticamente qualquer aparelho, de secador de cabelo a ar-condicionado, sendo item indispensável para quem viaja ou está de mudança para uma cidade com a voltagem diferente e quer aproveitar algum aparelho.

Na questão da corrente elétrica, nada queima por conta disso. Explicando melhor: Quem consome a corrente é o aparelho. A fonte tem capacidade de fornecer maior corrente, porém o aparelho só vai consumir o que está especificado.

“Quando ocorre uma queda de energia, o aparelho é submetido a picos de eletricidade e isso é o que faz o equipamento queimar”, diz o engenheiro elétrico Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, fabricante nacional de equipamentos de proteção de energia.

Voltagem inadequada, alteração na tensão, falha no aterramento, além de outros fatores são alguns exemplos. Quando a fiação do local é antiga (mais de 10 anos), é importante ter atenção redobrada. Muitas vezes, reformar parcial ou integralmente a parte elétrica é a solução.

Quando ligamos os aparelhos elétricos à rede elétrica ou a uma pilha, permitimos que cargas elétricas movimentem-se através dos fios. Esse movimento das cargas forma a corrente elétrica. É a passagem da corrente elétrica pelos componentes internos de um aparelho que faz com que ele funcione.

Em alguns casos, a placa do aparelho oxida e precisa ser removida. Isso acontece porque a água é um elemento extremamente agressivo para aparelhos eletrônicos. O oxigênio presente na composição da água em contato com elementos de metal do celular acaba criando uma película de oxidação que impede o contato elétrico.

Qualquer tipo de umidade, vapor ou mesmo calor excessivo podem desencadear, a médio e longo prazo, um processo de oxidação nos celulares.

Não terá nenhum problema se ligar direto na rede, o equipamento simplesmente não funcionaria, se fosse ao contrário o dano seria gravíssimo a sua geladeira.

Um trafo queimado pode ser causado por vários fatores, como idade, uso excessivo ou curtos-circuitos. Se um transformador não for resfriado adequadamente, ele pode superaquecer e causar um incêndio. Os transformadores também podem ser danificados pela infiltração de água.

A potência e eficiência andam juntas, somente se estiver tudo certo. Então resumidamente, ligar equipamento 220 em tomada 110, deixa seu equipamento com baixa potencia, rendimento, não é recomendável.

carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário. eletrodomésticos em geral: no Brasil existe uma lei, há quase uma década aprovada, que a totalidade dos itens comercializados devam ser bivolt.

Nas informações técnicas dos produtos estava correta que a tensão de operação era 127 V. Desta forma o produto que compraste está absolutamente adequado à rede elétrica que tens disponível. E se viajares para algum lugar onde de fato a tensão é 110 V, ainda assim o podes usar.