Pode matar pirarucu?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 17 votos

De acordo com a Polícia Ambiental de São Paulo, por ser considerado um invasor, a pesca do pirarucu é liberada, inclusive durante a época da piracema, desde que todas as regras sejam respeitadas.

Pirarucu (Arapaima gigas) é um peixe carnívoro que habita a Amazônia e é considerado um dos maiores e mais importantes peixes da região. O consumo de peixe na região norte do Brasil é maior do que em qualquer outra região do país e pode ser um risco à saúde humana devido à bioacumulação de MeHg no pescado.

A lenda do pirarucu
Na tribo dos Uaiás, no sudoeste da Amazônia, nasceu um índio chamado Pirarucu, que mais tarde se tornaria um grande e forte guerreiro. Pirarucu era filho de Pindarô, chefe dos Uaiás e conhecido por sua bondade. Pirarucu, porém, não herdou do pai o bondoso coração.

Pesca do pintado é proibida no Brasil
O peixe surubim ou pintado foi incluído, pela primeira vez, pelo Ministério do Meio Ambiente, na lista de animais ameaçados de extinção. Isso quer dizer que, agora, a pesca desse peixe está proibida em todo o Brasil, incluindo a atividade esportiva do “pesque e solte”.

Conforme o Instituto Água e Terra (IAT), na lista das proibições estão bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva. Durante o período da piracema é quando a maior parte das espécies se reproduz.

O Pirarucu é o peixe da vez na gastronomia nacional. Conhecido como bacalhau da Amazônia, o peixe, que pode atingir até 3 metros de comprimento, tem sabor suave, característicos de peixes de água doce e tem conquistado o coração dos chefs, não só em território brasileiro, mas pelo mundo todo.

De acordo com os chefs, determinadas partes do peixe são mais indicadas para preparos específicos, como a barriga, que é indicada para ser assada, e o lombo, adequado para a preparação de pratos crus, como o ceviche, pois o peixe não tem espinhas.

O Pirarucu apresenta enorme potencial para aquicultura devido à sua rusticidade, crescimento acelerado, carne de ótima qualidade e ausência de ossos intramusculares. Desta forma, as informações quanto às características nutricionais e organolépticas de sua carne são de grande relevância para aumento do seu consumo.

Caso o pirarucu não suba à superfície para respirar oxigênio a cada 15 ou 30 minutos, pode literalmente se afogar e morrer. Ele tem uma bexiga natatória modificada que permite a respiração fora da água. Já imaginou a possibilidade de um peixe morrer afogado? Essa é a realidade do pirarucu, nativo da bacia amazônica.

Essa reação é a mesma que nos faz perceber o cheiro de terra molhada quando chove. A causa é a concentração elevada na carne do peixe de certos compostos produzidos por micro organismos (bactérias) presentes na água e no solo do lago ou rio.

mais de 18 anos

Pode viver mais de 18 anos. Devido à sua excelente carne, é considerado “o Bacalhau Brasileiro”. Pode atingir comprimento máximo de 2,10 m e 112 Kg de peso.

O pirarucu é um animal onívoro, pois se alimenta de seres animais e vegetais. Na alimentação do peixe, podemos encontrar frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos, peixes, anfíbios, répteis e até mesmo aves aquáticas.

Peso: 1,5 kg - R$ 150,00.

Não entram na restrição as espécies consideradas exóticas, que foram introduzidas no meio ambiente pelo homem, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo.

A raia-manta é um animal em perigo de extinção e, por conta disso, sua caça e captura é proibida por lei.