Pode molhar o furo do piercing?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Piscinas e banheiras devem ser evitas durante o processo de cicatrização do seu piercing. Estes locais podem conter milhares de bacterias e isto pode aumentar ainda mais o seu tempo de cura.

Você pode deixar de limpar o seu piercing com frequência (duas vezes ao dia) quando ele estiver totalmente curado e cicatrizado. Ou seja, pode levar mais até 6 meses, ou mais, como um piercing no septo. Porém, a limpeza é continua, você deve limpá-lo regularmente mesmo após a cicatrização.

O procedimento que corrige a fissura de orelha baseia-se na sutura do local, procedimento este que dura cerca de 30 minutos e é totalmente indolor, já que é feito a partir de anestesia local. Os cuidados após o procedimento incluem cuidado para não molhar o curativo, que deve permanecer por 7 dias.

Alimentos gordurosos
Principalmente, as ruins, presentes nos ultraprocessados como salgadinhos e macarrão instantâneo e nas frituras. O mesmo vale para as comidas de fast food, como hambúrguer e batata frita, além de doces industrializados como biscoitos recheados, balas, bolos de preparo fácil e barras de chocolate.

No caso do piercing no septo, ele pode levar de 6 a 8 meses para cicatrizar. Um piercing de rinoceronte, ou piercing nasal vertical, é o piercing mais longo do nariz para se curar. Demora cerca de 6 a 9 meses. O piercing na ponte do nariz tem um tempo de cura de, aproximadamente, 2 a 3 meses.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

Por isso, é importante que nos primeiros trinta dias, a higienização da pele seja feita com cuidado, pois nesse período você pode correr o risco de ter uma infecção, inflamação ou rejeição do piercing pelo corpo. Por isso, saiba como você pode ajudar no processo de cicatrização.

Não fique girando o piercing
O furo do piercing é uma área que foi agredida e precisa cicatrizar, por isso, fazer movimentos, como girar a peça ou movimentá-la de um lado ao outro, piora a lesão, uma vez que o toque causa uma pressão que agride a região lesionada.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar. Uma dica de ouro é: NÃO COÇE!

Segundo recomendações do Dr. Drauzio Varella, a limpeza com água e sabão neutro já consegue higienizar bem a área. É importante lembrar de secar bem depois, de preferência com uma toalha limpa. Uma prática que ajuda muito na limpeza é o uso de soro fisiológico, já que ele contém minerais que ajudam a recuperar a derme.

Para este método, é necessário fazer uma compressa de salmoura para higienizar o seu piercing. Para isso, você precisará de 1 colher de café de sal marinho e 100ml de água destilada, mineral ou purificada morna. Umedeça uma gaze estéril e fazer uma compressa por aproximadamente 7 a 15 minutos.

Use álcool isopropílico. Com um cotonete ou com almofadas demaquilantes umedecidas no álcool isopropílico faça a limpeza delicada ao redor do piercing duas vezes ao dia. Este cuidado pode ajudar a evitar infecção local. Pode também ser usado uma camada fina de vaselina ao redor do orifício para ajudar a protegê-lo.

E como eu vou saber se meu piercing já está cicatrizado? Sua perfuração não tem mais vermelhidão e nem inchaço, também, não tem mais secreções e ela sempre está sequinha, tem ausência de dor. e você não sente mais aquela sensibilidade.

Colisões. Se você notar uma protuberância no piercing do nariz ou em torno dele , é um possível sinal de infecção. Se o inchaço parecer um pouco úmido, ou se estiver vermelho, quente ao toque e/ou dolorido, é muito provável que seja uma infecção.

Opte por dormir de barriga para cima ou de uma forma que a orelha não fique pressionada. Mais umas das dicas para evitar problemas com o novo furo é na hora de dormir. É muito importante que você tente evitar ao máximo pressionar o local por pelo menos 60 dias.

Neste post, você descobriu que o ovo é cicatrizante, se incluso em um cardápio equilibrado. Sendo assim, não deixe de continuar consumindo-o, mesmo quando estiver em um processo de cicatrização. Com isso, ajuda o seu corpo na regeneração dos tecidos.

Não girar o piercing até cicatrizar.
A zona acaba por não cicatrizar ou demora muito mais tempo a cicatrizar, podendo ainda infectar.

Nos primeiros dias após a perfuração, é normal que a região do piercing fique dolorida, avermelhada e com secreção. Mas quando esses sintomas duram mais de uma semana ou são insuportáveis,é provável que a área esteja inflamada.

Para quem não sabe, piercings transversais são aqueles piercings que atravessam a parte superior da orelha. Transversal está na lista dos piercings mais dolorosos porque o indivíduo que decidir colocá-lo sofrerá com dois furos na orelha, resultando o dobro de pressão, dor e sensibilidade.