Pode namorar a irmã?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

A relação incestuosa - quando parentes, consanguíneos ou afins, mantêm relações sexuais - não é considerada crime no Brasil, a não ser quando envolve menores de 14 anos. O Código Civil apenas proíbe as uniões civis entre parentes.

Os impedimentos matrimoniais, previstos no artigo 1.521 do Código Civil denomina que não se pode casar em situações de parentesco ali definidas, pessoas casadas e o cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte. Logo, casar com parentes não é permitido por lei.

Meio-irmão ou meia-irmã é a denominação aplicada ao irmão ou irmã que possui grau de parentesco apenas por parte de mãe ou apenas por parte de pai.

Por que isso acontece? Sentir atração por pessoas que se parecem fisicamente com o próprio pai ou irmão pode até parecer estranho, mas há motivos psicológicos que tornam esse comportamento bastante normal.

Está, também, impedido pela lei o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; os irmãos, legítimos ou ilegítimos, germanos ou não, e os colaterais, legítimos ou ilegítimos, até o terceiro grau inclusive. Os irmãos são parentes colaterais, não podendo, portanto, se casar.

Irmãos podem sim ter filhos um com o outro. Se um irmão e uma irmã, que não tenham problema de infertilidade ou de esterilidade, porventura tiverem intercurso sexual no período fértil da irmã, é possível que disso nasça um filho. A realeza egípcia, dentre outras realezas, é repleta de casos de filhos incestuosos.

Prova disso é que a união entre irmãos e outros parentes próximos é censurada nos mandamentos e leis que Deus introduziu a Moisés na época em que este conduzia o povo de Israel à terra prometida (Levítico 18:7-17).

Incesto é tabu social
Para o médico, o incesto é um crime contra a família, provocando uma confusão de posições familiares.

Do ponto de vista jurídico, o Código Civil proíbe as uniões civis entre parentes próximos por sangue ou afinidade. “Esse tipo de relacionamento pode criar uma enorme instabilidade jurídica e social. Vejamos o suposto casamento entre um pai e uma filha.

ATUALIZAÇÃO: No dia 13/03/2019 foi publicada a Lei nº. 13.811 /2019, que alterou o artigo 1520 do Código Civil para proibir o casamento de menores de 16 anos, em qualquer hipótese.

1 – Ascendentes e descendentes
A primeira hipótese de impedimento para o casamento está prevista no inciso I do artigo 1521 do Código Civil. Segundo ela, não podem casar os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil.

O que é Enteado:
Em suma, um entendo é o filho da madrasta ou do padrasto. De acordo com a lei - artigo nº 1.595 do Código Civil - os afilhados são considerados parentes por afinidade do cônjuge ou companheiro(a) do seu pai / mãe biológico. Art. 1.595.

Aqueles que têm o mesmo pai e a mesma mãe são irmãos germanos. (Note-se que a palavra germano- deu lugar a “hermano”, em espanhol, e daqui irmão, em português). Aqueles que são filhos da mesma mãe, mas de pais diferentes, são irmãos uterinos.

segundogénito - Dicionário Online Priberam de Português.

Sim , mesmo namorando , gostando do nosso par , olhar , ou até sentir atração física por outro , é muito natural , e não controlamos essa fantasia ou desejo.

A atração é impulsionada pelos mesmos caminhos cerebrais que controlam a sensação de recompensa. Dessa forma, isso explica o motivo pelo qual os estágios iniciais de um relacionamento podem ser tão estimulantes. Afinal, a dopamina é produzida e causa uma sensação de euforia quando estamos perto das pessoas que amamos.