Pode namorar com 6 anos de diferença?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Qual é o limite aceitável de diferença de idade? Diferenças de cinco a sete anos costumam ser mais aceitáveis. No entanto, não existe um número específico: tudo depende da situação. O importante é que as duas pessoas sejam maiores de idade e se gostem, apesar da possível reprovação da sociedade.

Em um relacionamento normal de namoro, não é crime. Quanto a morar com o namorado, a garota precisaria de permissão dos pais, já que até os 18 anos a família tem poder de decisão sobre a moradia do jovem.

O primeiro ano de convivência é indubitavelmente o mais desafiador. De convivência! Não vale para aqueles encontros esporádicos, ou para aqueles relacionamentos em que a gente se encontra cheirosinho e bem disposto, ou de pijama e dengoso e passa um final de semana de amor apaixonado com o outro.

Qual é o limite aceitável de diferença de idade? Diferenças de cinco a sete anos costumam ser mais aceitáveis. No entanto, não existe um número específico: tudo depende da situação. O importante é que as duas pessoas sejam maiores de idade e se gostem, apesar da possível reprovação da sociedade.

Assim como os marcos do desenvolvimento infantil e outras diversas situações do universo das crianças, não existe nenhum manual ou regra que determine qual a idade certa para começar a namorar. Aqui, no entanto, estamos falando de crianças, que, segundo diretrizes do Ministério da Saúde, têm entre zero e 12 anos.

Seu relacionamento é saudável quando você sente emoções positivas enquanto está com a pessoa amada. O dia a dia com ela é agradável e livre de estresse, proporcionando a criação de memórias gostosas de serem lembradas. É normal acontecerem brigas ocasionalmente.

A diferença de idade no namoro não precisa ser uma preocupação primária, se vocês tiverem interesses mútuos e se o sentimento for real. Isso significa que ter uma conexão forte é a parte mais importante de qualquer relacionamento, independentemente da idade, sexo ou diferenças culturais.

Segurança e maturidade
A psicóloga clínica Pamela Magalhães ressalta que homens com mais idade podem trazer uma relação mais tranquila e estável. “Não existe regra, mas há chances maiores de encontrarmos mais maturidade emocional em homens mais velhos, o que facilita em muito a relação afetiva”, pondera.

"O artigo 217-A do Código Penal estabelece que a prática de atos libidinosos (e aqui pode ser até um beijo mais quente), bem como a conjunção carnal com menor de 14 anos é crime de estupro de vulnerável, mesmo que haja consentimento por parte da pessoa menor de 14 anos ou de seus pais.

"Segundo o nosso Código Civil a idade para que qualquer pessoa possa casa é de 16 anos", esclarece. Ela ressalta ainda que no Brasil a maioridade civil é da pessoa que tem mais de 18 anos. "Especificamente para o casamento o menor de 18 pode contrair núpcias se for maior de 16 e ter a autorização dos pais."

Embora o namoro seja considerado pelos psicólogos uma prática saudável para os adolescentes, a maioria das escolas – tanto públicas quanto particulares – não permite o mínimo contato físico: nem beijos selinhos, nem andar de mãos dadas.

1. A fase de faísca. Esse é o momento que marca o início de um relacionamento, no qual ambas as partes percebem que gostam um do outro e começam a sair juntos, mas sem ter um relacionamento sério. O estudo descobriu que uma a cada quatro pessoas costuma beijar em um primeiro encontro.

“Esta crise trazida por Saturno, a cada sete anos, pode ser disparada por fatores externos (relocação de um dos cônjuges, dificuldades familiares que exigem dedicação de uma das partes, dificuldades financeiras, etc.)

As bodas de madeira são tradicionalmente comemoradas quando o casal completa cinco anos de união matrimonial. Em algumas culturas, o quinto ano de matrimônio é simbolizado pelo ferro(Bodas de Ferro), no entanto, é mais comum utilizar a madeira como símbolo.

A Academia Americana de Pediatria afirma que, em média, as meninas começam a namorar com 12 anos e meio de idade e os meninos um ano mais velhos. No entanto, pode não ser o tipo de “namoro” que você está imaginando.

Alguns destes casais têm 8 anos de diferença, outros 20 e outros ainda 45. O amor não escolhe idades, como comprovam Priyanka Chopra e Nick Jonas, Amal e George Clooney, Heidi Klum e Tom Kaulitz ou mesmo Richard Gere e a sua mulher Alejandra Silva, entre muitos outros. Veja na galeria.

A diferença de idade no relacionamento exige compreensão: são diferentes fases da vida, assim como diferentes prioridades, desejos e limites. Coloque-se sempre no lugar do outro para entender suas necessidades e evitar de cobrar coisas que não condizem com a idade do cônjuge.

Homens com mais idade podem ter maior preocupação com uma possível traição, em especial se você sai bastante e frequenta festas ou baladas com outros jovens. Se for uma pessoa ciumenta, a natureza possessiva poderá se tornar um problema para o relacionamento.

Vários especialistas em relações amorosas coincidem em assinalar que, para manter uma boa relação com seu namorado, é necessário vê-lo no máximo duas vezes por semana. Pode parecer pouco, sobretudo quando surgem os desejos de conhecer melhor a pessoa no início das relações.

A média da maioria dos casais é de duas vezes na semana e, via de regra, no final de semana. Mas cada pessoa sabe o seu desejo, a estimulação, a sedução e a vontade. Então tem aqueles que transam mais e os que transam menos", esclarece. Para o profissional não é comum uma pessoa transar 10 vezes ao dia.

NÃO EXISTE EM NENHUM LUGAR NA BÍBLIA UM NÚMERO EXATO QUE REPRESENTE PRINCÍPIO PARA MEDIR O JUGO DESIGUAL POR DIFERENÇA DE IDADE ENTRE UM CASAL. A palavra de Deus não menciona número especifico para diferença de idade entre um casal, nem de forma literal, nem parábola, nem no contexto profético.