Pode namorar com 3 anos de diferença?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A legislação brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são bem claros quanto ao envolvimento entre maiores e menores de idade: ninguém com mais de 18 anos pode namorar (e muito menos se casar com) alguém com menos.

Se relacionar com pessoa menor de quatorze anos é crime, porque se entende que essa menina ou menino não tem consciência total do que está fazendo. Assim, se alguém com mais de dezoito anos mantiver um relacionamento amoroso com menor de quatorze anos, seja longo ou passageiro, se presume a ocorrência de estupro.

O resultado das pesquisas realizadas entre 3 mil pessoas afima que existe uma diferença de idade ideal para minimizar os riscos de separação: um ano. Este número perfeito reduz as possibilidades de término para cerca de 3%.

Qual é o limite aceitável de diferença de idade? Diferenças de cinco a sete anos costumam ser mais aceitáveis. No entanto, não existe um número específico: tudo depende da situação. O importante é que as duas pessoas sejam maiores de idade e se gostem, apesar da possível reprovação da sociedade.

Pesquisas indicam que formar um casal com alguém de idade similar aumenta a probabilidade de seu relacionamento durar mais tempo. Os especialistas acreditam que isso ocorre porque esses casais tendem a atravessar etapas e desafios da vida em épocas próximas e, portanto, podem continuar a encontrar coisas em comum.

Namorar e beijar na boca são permitidos para todas as idades. Embora o sexo no namoro seja relativamente comum e até ocorra na maioria dos casos, não se pode afirmar que ocorra de forma generalizada, pois há um percentual não desprezível de adolescentes que ainda são virgens e que namoram.

Assim como os marcos do desenvolvimento infantil e outras diversas situações do universo das crianças, não existe nenhum manual ou regra que determine qual a idade certa para começar a namorar. Aqui, no entanto, estamos falando de crianças, que, segundo diretrizes do Ministério da Saúde, têm entre zero e 12 anos.

A diferença de idade no namoro não precisa ser uma preocupação primária, se vocês tiverem interesses mútuos e se o sentimento for real. Isso significa que ter uma conexão forte é a parte mais importante de qualquer relacionamento, independentemente da idade, sexo ou diferenças culturais.

O código penal considera crime a relação sexual ou ato libidinoso (todo ato de satisfação do desejo, ou apetite sexual da pessoa) praticado por adulto com criança ou adolescente menor de 14 anos.

"Segundo o nosso Código Civil a idade para que qualquer pessoa possa casa é de 16 anos", esclarece. Ela ressalta ainda que no Brasil a maioridade civil é da pessoa que tem mais de 18 anos. "Especificamente para o casamento o menor de 18 pode contrair núpcias se for maior de 16 e ter a autorização dos pais."

O primeiro ano de convivência é indubitavelmente o mais desafiador. De convivência! Não vale para aqueles encontros esporádicos, ou para aqueles relacionamentos em que a gente se encontra cheirosinho e bem disposto, ou de pijama e dengoso e passa um final de semana de amor apaixonado com o outro.

Geralmente, as pessoas precisam de cinco a seis encontros para oficializar o namoro. Cada casal é diferente, mas se nada acontecer após três ou quatro dates, não se preocupe e espere mais duas ou três saídas para discutirem o futuro de vocês.

Segurança e maturidade
A psicóloga clínica Pamela Magalhães ressalta que homens com mais idade podem trazer uma relação mais tranquila e estável. “Não existe regra, mas há chances maiores de encontrarmos mais maturidade emocional em homens mais velhos, o que facilita em muito a relação afetiva”, pondera.

Entre 14 e 18 anos. A partir dos 14 anos, a legislação brasileira prevê o desenvolvimento da capacidade de consentimento. Isso significa que, a partir deste momento, o fato de o indivíduo querer relacionar-se importa. Desta forma, se o/a menor de idade quer relacionar-se sexualmente, não há nenhum crime na prática.

Seu relacionamento é saudável quando você sente emoções positivas enquanto está com a pessoa amada. O dia a dia com ela é agradável e livre de estresse, proporcionando a criação de memórias gostosas de serem lembradas. É normal acontecerem brigas ocasionalmente.

Homens com mais idade podem ter maior preocupação com uma possível traição, em especial se você sai bastante e frequenta festas ou baladas com outros jovens. Se for uma pessoa ciumenta, a natureza possessiva poderá se tornar um problema para o relacionamento.

A diferença de idade no relacionamento exige compreensão: são diferentes fases da vida, assim como diferentes prioridades, desejos e limites. Coloque-se sempre no lugar do outro para entender suas necessidades e evitar de cobrar coisas que não condizem com a idade do cônjuge.

É natural sentir como se todo o arredor da sua boca estivesse meio melequento após beijar de língua pela primeira vez. Você fica com aquela sensação de que tem muita baba ainda em você, mesmo o beijo já tendo terminado.