Pode sair à noite com recém-nascido?

Perguntado por: mnovais3 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Vai sair com seu bebê à noite? Só precisa mantê-lo confortável de acordo com a temperatura! A noite é um período do dia que, normalmente, possui baixa densidade e para bebês recém-nascidos qualquer mudança de temperatura é sentida com mais sensibilidade, então proteja-o para evitar uma hipotermia.

A dica é que pelo menos a primeira soneca do dia seja no ambiente primário do bebê, isto é, no local em que ele já está habituado. Assim, seu filho já sai descansado. Nos próximos cochilos, deite o carrinho na posição horizontal e coloque uma manta por cima para escurecer um pouco.

As principais recomendações são: evitar que o bebê durma de bruços; garantir que cobertores não cubram nem a boca nem o nariz dele; e optar por roupas quentes para agasalhá-lo. Protetores de berço, almofadas e bichos de pelúcia não devem ficar no berço do recém-nascido.

Diminua as sonecas durante o dia
Ao primeiro sinal de que o seu recém-nascido está trocando o dia pela noite, diminua a quantidade de sonecas durante o dia. O bebê precisa estar acordado durante a maioria do dia para estar cansado no período noturno e consequentemente ter maior facilidade para dormir a noite.

O número de horas que o bebê deve dormir depende da idade e do seu grau de desenvolvimento, mas o recomendado é que o recém-nascido durma entre 16 a 20 horas por dia, distribuídas em períodos de poucas horas ao longo do dia. No entanto, com o crescimento, é possível que o bebê durma a noite toda e sozinho.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Como fazer o bebê dormir a noite toda

  1. Oferecer de mamar antes de dormir. ...
  2. Massageie o bebê ...
  3. Presar por conforto no quarto do bebê ...
  4. Verificar o conforto no berço do bebê ...
  5. Cuide da higiene da criança. ...
  6. Estimule o bebê durante o dia. ...
  7. Criar uma rotina de sono.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h. Ao pegar no sono nesse período, a criança terá mais chances de atingir todas as fases do ciclo circadiano e se desenvolver melhor. Além disso, a probabilidade do bebê dormir a noite toda é maior.

28 dias

Um recém-nascido é todo bebê que acabou de nascer e vai até a idade de 28 dias. Esse período é um momento de aprendizado e de conhecer o novo membro da família.

Isto porque o ideal é dar banho no seu bebê nos horários mais quentes do dia. “Orientamos que o banho seja em horário de maior equilíbrio térmico, entre 10:00 e 14:00”, explica a pediatra Denise Bedoni, do Hospital Leforte.

O vento não é causa de gripe, mas realmente não faz tão bem assim para o bebê; pois ele rouba calor do corpo do bebê. Portanto, se é um bebê recém-nascido que está ainda com todos os seus sistemas amadurecendo, não é legal roubar calor do corpo desse bebê.

O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém-nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial.

Doença infecciosa aguda também conhecida como “mal de sete dias”, grave, não contagiosa, que acomete o recém nascido nos primeiros 28 dias de vida, tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção, irritabilidade e choro constante.

Onde o bebê deve dormir? Nos primeiros meses de vida, o bebê pode dormir no mesmo ambiente que os pais, mas a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que seja no seu próprio berço. Durante as primeiras semanas, é possível que ele só pegue no sono nos braços dos pais ou quando eles estão por perto.

Para evitar que o bebê fique com assaduras ou até mesmo o risco de infecção urinária, o bebê pode ficar com a mesma fralda por até três horas, desde que não esteja suja de cocô.

A presença de luz à noite prejudica a qualidade do sono e afeta o funcionamento do nosso relógio biológico interno. A presença ou não de luz sinaliza para o nosso corpo que é hora de dormir ou de acordar ao informar o nosso cérebro que é hora de produzir a melatonina, a hormona do sono, e assim ficarmos sonolentos.

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite. Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.

Fase 4: Angústia de separação, entre o mês 7 e 8
Talvez provavelmente esta seja a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção. A angústia de separação é quando o pequeno se dá conta que os pais não são uma extensão de si e que começa a se perceber como indivíduo.

Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto.

Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria. Se engana quem acredita que verificar a temperatura dos bebês por meio das mãos e nos pés é o recomendado.