Pode se lavar os olhos com soro fisiológico?

Perguntado por: umesquita . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.

Lave diariamente os cílios e as pálpebras com água corrente, podendo associar soluções específicas para a limpeza ocular ou xampu neutro. Remova toda a maquiagem, para isso, use demaquilantes, de preferência testados dermatologicamente e com características hipoalergênicas.

Lave os olhos com água
Encha as mãos com água limpa e aproxime seu rosto mergulhando o olho. Quando estiver com o olho submerso, tente abri-lo dentro d'água. Caso a irritação no olho seja ocasionada por uma poeira ou outro elemento estranho para o seu olho, esse procedimento irá ajudar a eliminar a causa da irritação.

Pois bem, é uma solução indicada para limpar e hidratar os olhos caso uma pessoa sofra de condições infecciosas como conjuntivite ou alergias graves. No caso de um conjuntivite É comum a pessoa acordar com reumatismo nos olhos. Por esta razão, é aconselhável usar soro fisiológico para limpar a área.

O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.

Assim como a higiene bucal ou do corpo, esse processo deve ser repetido diariamente e corretamente.

Algumas opções de remédios caseiros para irritação nos olhos são:

  1. Chá de camomila. ...
  2. Solução de calêndula. ...
  3. Chá verde. ...
  4. Compressa de eufrásia. ...
  5. Chá de hidraste. ...
  6. Compressa com soro fisiológico. ...
  7. Compressas mornas. ...
  8. Compressas frias.

O Soro Fisiológico Sol. Cloreto de Sódio 0,9% é utilizado para o restabelecimento de fluido e eletrólitos. Também é utilizado como repositor de água e eletrólitos em caso de alcalose metabólica (aumento do pH do sangue) de grau moderado, em carência de sódio e como diluente para medicamentos.

A coceira nos olhos pode ser um sintoma da conjuntivite, uveíte, terçol, herpes e até de alergias. Independente do motivo, um médico oftalmologista deve ser consultado para identificar a causa desse sintoma e recomendar o melhor tratamento para o seu caso.

Geralmente é sinal de que a camada mais superficial do olho, a conjuntiva e córnea estão irritadas ou ressecadas. Outras causas como alergia e claro a presença de um cisco, sujeira ou corpo estranho da superfície dos olhos também causam esta sensação.

Os remédios usados para a conjuntivite bacteriana são colírios ou pomadas oftalmológicas que contêm antibióticos associados a corticoides, como o Maxitrol ou o Garasone, que agem combatendo a infecção e aliviando sintomas como desconforto ocular, inflamação e vermelhidão.

Beber 2 litros de água ou chá por dia para manter a hidratação; Fazer uma pausa a cada 40 minutos quando se utiliza o computador ou se vê televisão; Colocar uma compressa de água morna sobre o olho fechado; Utilizar um umidificador dentro de casa, especialmente no inverno.

Colírios lubrificantes
Alguns exemplos de colírios que podem ser usados para lubrificar os olhos são o Systane, Lacril, Trisorb, Lacrima Plus, Lacribell, Artelac ou Lacrifilm, que podem ser comprados em farmácias, sem que seja necessário a apresentação de receita médica.

A melhor alternativa para usar como colírio é aquela prescrita pelo médico. Apenas se não houver opções, o soro fisiológico pode ser usado. Mas, é preferível produtos pequenos e que podem ser descartados após o uso.

Soro fisiológico pode ser usado, mas com cuidado, devido a facilidade de contaminação. O ideal é usar colirios lubrificantes.

Benefícios do soro fisiológico no rosto
Muito usado para tratar infecções, inflamações e para hidratar algumas regiões da pele, ele também pode ser um ótimo aliado na rotina de beleza. Afinal, além de ser barato, o soro é um produto que não apresenta contraindicação e pode ser usado, inclusive, por crianças.

Geralmente, o medicamento mais comum usado no caso de dores nos olhos é a dipirona. Importante lembrar que uma pessoa NUNCA deve se automedicar.

Visão geral
Os principais sintomas são vermelhidão do olho, secreção ocular espessa, sensação de ardor, coceira e dor no olho afetado. As pálpebras podem ficar inchadas e pegajosas.

Seja qualquer for o motivo da irritação nos seus olhos, o Colírio Legrand resolve. Com ação adstringente, esta solução oftálmica ajuda a reduzir a vermelhidão e a secreção, acabar com a coceira, com o ardor e com a sensação de areia nos olhos.

A compressa de água gelada ajuda a aliviar os sintomas de fadiga ocular, como cansaço nos olhos, visão turva, aumento da sensibilidade à luz e vermelhidão, entre outros.

A solução de cloreto de sódio 0,9% é contraindicada nos casos de hipernatremia(alta concentração de sódio no sangue), retenção de água e hipercloremia(alta concentração de cloro no sangue).