Pode substituir há por existem?

Perguntado por: emoraess . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Nesse caso, podemos substituir o HÁ pelo verbo existir: “Existem dúvidas na prova”. Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.

O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal. Veja: a) Havia pássaros no céu. b) Há muitas vagas ainda.

Quando o verbo haver tem o significado de existir, torna-se verbo impessoal, devendo ser conjugado apenas na 3ª pessoa do singular. – Há um restaurante delicioso naquela praça. – Há pessoas demais naquela fila. Quando falamos do passado, no sentido de tem ou faz.

Existem vem do verbo existir. O mesmo que: subsistem, vivem, estão, permanecem.

1. Ter existência, viver, subsistir, ser. 2. Durar.

existir (verbo) -

1. Ter existência, viver, subsistir, ser.

O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.

Repare que se substituirmos o verbo haver, que é impessoal, pelos verbos existir, acontecer ou ocorrer, dos exemplos acima, eles são conjugados. Isso acontece, porque existir, acontecer e ocorrer são verbos pessoais: Não generalize!

Como sinônimo dos verbos “ocorrer” e “existir”, portanto, o verbo “haver” permanece invariável. Não se pode, no entanto, afirmar que o verbo “haver” nunca vai para o plural. Ele pode, por exemplo, desempenhar a função de verbo auxiliar (que indica pessoa, tempo e modo verbal; sinônimo de “ter” nos tempos compostos).

O verbo existir aceita flexão em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), concordando com o sujeito gramatical.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias. Se essa dificuldade povoava nossa cabeça, agora não mais.

Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.

Diferença entre neologismo e estrangeirismo
O neologismo por empréstimo ocorre quando não existe, na língua destino (aquela que realiza a apropriação), um termo ou expressão que seja equivalente à palavra estrangeira tomada.

Existir, ao contrário, é intransitivo e possui sujeito, expresso pelo nome da coisa existente.

existir

  1. Presente. eu. existo. existes. existe. existimos. existis. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. existi. exististe. existiu. existimos. exististes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. existia. existias. existia. existíamos. existíeis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. existira. existiras. existira. existíramos. ...
  5. Futuro. eu. existirei. existirás. existirá existiremos.

Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir. Exemplo: - Há (existe) um modo mais fácil de fazer esse cálculo. Outra diferença entre há ou a é que há também é utilizado quando o verbo haver expressa tempo passado.

Com 46 letras, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico descreve indivíduo que possui doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas. Você sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa registrada em dicionário?

Erro: Devem haver muitas pessoas naquele auditório. Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, “deve”, este também se torna impessoal.

As duas formas são corretas.