Pode tomar chá de boldo antes de dormir?

Perguntado por: aalmeida7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Calmante: possui um leve efeito relaxante e pode ser consumido antes de dormir para auxiliar no sono.

Como e quando beber
Ele pode ser tomado através de uma infusão da folha do boldo, sendo preferencialmente consumido de manhã, ainda em jejum. Isso porque nesse horário e desse modo, são favorecidos os agentes responsáveis pela aceleração do metabolismo no organismo.

O excesso pode ser prejudicial.
Alguns chás tendem naturalmente a ter cafeína (como é o caso do chá verde, chá mate, chá preto e chá branco). Essa substância consumida perto da hora de dormir ou em altas quantidades diminui a qualidade do sono.

Muito além da fama, o chá de boldo também facilita a digestão, protege as funções do fígado, reduz os gases, possui ação laxativa leve e que ajuda nos casos de constipação intestinal (prisão de ventre), favorece a eliminação de toxinas do fígado e pode melhorar as respostas imunológicas do organismo.

O chá de boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso, porque estimula a secreção da bile, um composto que ajuda na digestão dos alimentos, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal estar.

Deixar descansar por 5 a 10 minutos, coar e tomar morno logo em seguida. O chá de boldo pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições.

Especialistas lembram que o chá perde as propriedades quando está gelado – vira um refresco. Ele só funciona quando está quente.

Melhora a digestão
O chá de boldo é conhecido principalmente por conter ações digestivas. Tudo isso porque ele ativa a produção da bile pelo fígado, melhorando a divisão dos alimentos. Além disso, ajuda a diminuir dores e cólicas intestinais.

Como fazer o chá de Boldo
Para um sabor mais forte, você pode ferver as folhas em água em lume brando por 10-15 minutos antes de mergulhá-las em água quente. Ele é um chá de ervas com muitos benefícios. Ele pode melhorar a digestão, aliviar dores de estômago e impulsionar o sistema imunológico.

O boldo pode ser prejudicial ao fígado se o consumo for exagerado. Ele ainda é contraindicado para grávidas, lactentes, crianças menores de 6 anos, pacientes com doença no fígado (hepáticas) e distúrbios nos rins.

O consumo de chá na cama ajuda a relaxar e pegar no sono mais rapidamente.

  • Chá de camomila. Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. ...
  • Chá de capim limão. ...
  • Chá de maracujá ...
  • Bônus: chá para dormir de valeriana e chá verde.

Afinal, devo ou não tomar chá antes de dormir? Segundo orienta Castro, é melhor evitá-lo, isso porque dependendo da alternativa escolhida, em média uma xícara dessa bebida tem 80 miligramas de cafeína e consequentemente é um estimulante, mesmo sendo mais inofensiva que o café.

Confira 6 opções de chás para dormir melhor:

  • Chá de camomila;
  • Chá de lavanda;
  • Chá de erva-cidreira;
  • Chá de valeriana;
  • Chá verde;
  • Chá de magnólia.

Estudos comprovam que o chá de boldo em grandes quantidades pode apresentar certa hepatotoxicidade. Além disso, foi comprovado também o seu efeito teratogênico, ou seja, ele causa má formação do feto. O uso de boldo por grávidas também pode levar ao aborto.

Proteção para o fígado
O boldo é rico em boldina, substância que protege o fígado, facilita a digestão e aumenta a secreção de bile. Além disso, o boldo também ajuda a tratar problemas de constipação e flatulência.

O ideal não fazer a ingestão, pois este há pode levar ao aumento da pressão arterial . Oriento agendar com um cardiologista.

Chá de boldo é bom para o fígado:
O boldo é uma planta com propriedades diuréticas e digestivas, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado. Ademais, ajuda a eliminar toxinas do corpo e pode ser consumido duas vezes por dia.

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.