Pode tomar creatina só pra correr?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A creatina é um suplemento alimentar indispensável para atletas pois aumenta as reservas musculares de fosfato de creatina, uma fonte de energia muito importante para garantir mais força durante treinos de grande intensidade, como antes de uma maratona.

Então, por exemplo, se você tomar creatina e não treinar pode ser que ela cause ao seu organismo um inchaço. Isso ocorre porque a cretina na célula muscular acaba puxando a água do meio externo para o meio interno da célula e com isso, faz a célula muscular acabar inchando rapidamente.

Devo tomar a creatina mesmo sem treinar no dia? Sim! Apesar de algumas pessoas tomarem apenas nos dias em que treinam, devido ao efeito crônico da creatina, é muito importante tomar todos os dias, mesmo que não faça exercício algum.

Suplementos para corrida: Quais os mais indicados?

  • 1) Carboidratos. O carboidrato é um substrato muito importante durante o exercício físico para auxiliar na manutenção da glicemia e na oxidação de substratos como fonte energética. ...
  • 2) Glutamina. ...
  • 3) BCAA. ...
  • 4) Probióticos. ...
  • 6) Creatina.

Existe a comprovação de benefícios da suplementação de creatina para praticantes de corrida contemplando principalmente os seguintes mecanismos: - A creatina tem efeito de aumentar a síntese do glicogênio muscular, combustível fundamental para produção de energia nos exercícios aeróbicos.

Como disse, a prescrição de creatina não é feita apenas para fins esportivos. Segundo Fernanda Balbino, “ela pode ser administrada para recuperação muscular para pessoas acometidas por diversas doenças como osteoporose, sacopernia, sedentarismo e depressão”.

Quantos quilos a pessoa ganha com creatina? É comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg.

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

O protocolo de suplementação praticamente consensual é o de administração de 3 a 5g diariamente, e o efeito de ganho de músculo e força é esperado após um período de seis a oito semanas de suplementação. Existe também uma estratégia que preconiza uma dose maior de creatina na primeira semana de uso.

Se usada de forma e dosagem correta, a creatina não faz mal, não engorda e auxilia sim no emagrecimento, também não apresenta efeitos colaterais, além da retenção de líquido, a creatina pode ser considerada um dos melhores suplementos para melhorar o desempenho atlético e aumentar a massa corporal magra durante o ...

O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins. A creatina não possui calorias e, por isso, não engorda. O que pode acontecer é um aumento de peso, massa magra, em consequência do crescimento de músculos.

Quem é melhor: Whey Protein ou Creatina? É complexo apontar um produto melhor, já que o Whey Protein age de uma maneira e a creatina obedece outro padrão de comportamento no corpo. Entretanto, para quem deseja apenas manter a saúde e ganhar massa magra, o Whey Protein leva vantagem.

A seguir as dicas da profissional para sentir menos cansaço na corrida:

  1. Tenha regularidade. Treinar sempre faz com que o corpo se acostume.
  2. Reduza a velocidade. Talvez esteja correndo mais rápido do que o corpo é capaz. ...
  3. Intercale com caminhada. ...
  4. Respire corretamente. ...
  5. Pratique outros exercícios. ...
  6. Cuide dos pulmões. ...
  7. Reforço.

4) Treinos longos – provavelmente algo entre 1 hora e 1 hora e meia seja o suficiente para gerar boas adaptações para um corredor rápido de 5km. Uma estratégia interessante é fazer esses treinos em um ritmo confortável, somando quilômetros para a semana.

A banana é uma ótima alternativa não só por garantir a energia necessária para uma corrida, mas também por ter um alto índice de potássio, o que evita câimbras e também a perda de minerais ocasionada pelo suor.

Melhor horário para tomar creatina
A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).

É possível consumir a creatina em jejum e isso até mesmo pode ser eficiente para a sua absorção no geral.

A nutricionista e educadora física Dani Borges confirma as vantagens da substância. "A creatina é um dos [suplementos] mais testados e mais estudados do mundo. Temos estudos que dizem que a creatina auxilia no ganho de massa, de forma direta ou indireta porque ela aumenta a força e a resistência muscular", disse.