Pode tomar dipirona com infecção urinária?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Remédios para dor em geral podem ser utilizados no auxílio dos sintomas de dor na bexiga. Um dos mais conhecidos é a dipirona monoidratada, um analgésico e antitérmico.

3 formas de evitar ardência ao urinar

  1. Beba muito líquido: O consumo de água, chás e sucos (sem adoçar) colaboram para a limpeza do seu organismo, uma vez que ajudam a eliminar bactérias. ...
  2. Não segure a urina: ...
  3. Consuma alimentos ricos em vitamina C:

Presença de sangue na urina em casos graves; Sensação de peso na bexiga.
...
Os sintomas de Pielonefrite são:

  1. Febre acima de 38,5º C;
  2. Dor forte na barriga, costas ou virilhas;
  3. Dor ou queimação ao urinar;
  4. Urina turva;
  5. Presença de pus ou sangue na urina;
  6. Vontade frequente para urinar.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos. Outros sintomas comuns são: Urina leitosa com odor acentuado.

Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.

Causas da infecção urinária
A principal via de entrada das bactérias é pela uretra, sendo as principais causas o ato sexual, a constipação intestinal e as infecções ginecológicas (corrimentos ou vulvovaginites). Raramente ocorre pela circulação sanguínea.

As infecções leves do trato urinário costumam passar em poucos dias. Para ajudar a aliviar a dor enquanto seus sintomas desaparecem, você pode: tomar paracetamol.

O banho de assento para infecção urinária consiste em encher uma bacia com água morna ou fria, e nela permanecer sentado por um período de 5 a 10 minutos. Uma curiosidade: em casas e apartamentos brasileiros mais antigos, era relativamente comum encontrar os chamados bidês, geralmente ao lado do vaso sanitário.

O fato de beber muita água e urinar com uma frequência considerada normal (a cada duas horas) faz com que o agente causador da infecção seja levado para fora, fazendo com que a uretra e a bexiga permaneçam limpas e livres das bactérias.

E o que posso comer quando estou com infecção urinária?

  • Cebola;
  • Melancia;
  • Pepino;
  • Abacaxi;
  • Aspargo;
  • Salsa;
  • Graviola;
  • Cenoura, entre outros aliados no combate à infecção.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

Dor para urinar (disúria)
É causado pela irritação da bexiga e da uretra provocada pela infecção. Nas mulheres, infecções ginecológicas podem causar dor para urinar, seja por inflamação na área ao redor da entrada da uretra, seja pela dor que o contato da urina ácida com a vulva inflamada provoca.

Normalmente, este medicamento é utilizado no tratamento de doenças como pneumonia, bronquite, amigdalite, sinusite, além de infecções no trato urinário, genital, na pele e nas mucosas.

Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos.

Infecção urinária é transmissível? A infecção urinária normalmente não é transmissível. Porém, quando o agente infeccioso está relacionado a uma infecção sexualmente transmissível, pode ocorrer.

O que acontece é que durante a relação sexual, há o transporte de muitas bactérias que naturalmente habitam na região íntima. Elas acabam entrando pela uretra e se instalam na bexiga, onde se proliferam e causam a infecção.

Para aliviar a ardência esporádica ou contínua - antes de obter um diagnóstico e posterior tratamento -, você pode recorrer ao banho de assento com camomila. A combinação da água morna ou quente com composição da planta medicinal pode fazer com que a ardência diminua.