Pode usar a guia cruzada no corpo?

Perguntado por: hvargas . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.

Além de correr o risco de ralar a roda, quebrar a calota e deixar marcas no pneu, encostar ele na guia ou subir na calçada é extremamente prejudicial para o seu veículo. Essa prática diminui a vida útil da malha de aço que dá resistência à estrutura do pneu, produzindo pequenas deformações e deixando o pneu torto.

Você pode usar suas guias em qualquer ocasião: trabalho, para dormir, enquanto bebe, enquanto transa, não importa. Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum.

Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.

Tanto os indivíduos pertencentes as tribos, as religiões atuais e hoje mais precisamente o umbandista, pretendem ao usar as guias e tantos outros elementos, é se proteger contra influências externas.

A Linha Cruzada é uma das formas possíveis das religiões de matriz africana e que está presente, com esta denominação, no Rio Grande do Sul e agrega, no mínimo, três variações religiosas/práticas/cosmológicas, chamadas linhas3: o Batuque ou a Nação (dos orixás), a Umbanda (dos caboclos, pretos-velhos e crianças - ...

Nos trabalhos de Umbanda é comum o Guia cruzar ou recomendar estes elementos e outros como guias, imagens, ervas, velas e pedras para proteção e outros fins.

Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria, enquanto cruza (fazer o sinal da cruz) por cima do recipiente que contém a guia. Deixe a vela queimar totalmente, retire a guia do recipiente depois de 12 horas e então deixe secar naturalmente. Após isso pode ser usada normalmente.

A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso. MINHA GUIA QUEBROU!

Os cuidados que você precisa ter...
Lembre-se de não coçar os olhos, o nariz ou levar as mãos à boca até poder higienizá-las bem. Encoste no menor número de objetos possível. Não fique manuseando produtos sem necessidade e evite pegar frutas e verduras nas mãos para escolher, por exemplo.

Como fazer para rebaixar a guia? Segundo a legislação, qualquer proprietário de imóvel pode requerer aos órgãos municipais competentes o rebaixamento de guia. Como vimos, essa autorização só é concedida quando fica provado que a guia rebaixada será utilizada para entrada e saída de veículos de uma propriedade.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

É uma questão de bem estar. Existem terreiros que propagam a ideia de que é errado beber ou transar com a guia. Se for o caso, deve-se respeitar a orientação da casa. Mas não há na liturgia explicacão para tal proibição.

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.

A função das guias é tornar os limites da faixa de rodagem mais visíveis.

A função da guia é restringir o grau de liberdade de determinado objeto em movimento.

É a pessoa ou profissional que acompanha os viajantes chamando-lhes a atenção para o caminho por onde seguem, transmitindo informações sobre obras de arte, edificações ou outras coisas importantes com as quais que estes turistas irão se deparar.

Umbanda Cruzada é o cruzamento de dois tipos de rituais – Umbanda e Quimbanda. Além de ter sessão com as entidades de Umbanda, ocorre, também, engira de espíritos que se nomeiam exus, bombogiras da Umbanda.

O ato de cruzar, de fazer uma cruz, é pegar algo que não está sagrado e torná-lo sagrado. Ao cruzar um objeto, está ligando-o a quem lhe rege pelo alto, embaixo, direita e esquerda e está transmitindo uma força a ele, carregando de axé, força e poder.