Pode usar qualquer cabo para carregar o celular?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Posso usar qualquer cabo para carregar o celular? Não. As marcas têm diferentes padrões de carregamento entre o aparelho celular e o carregador (adaptador de alimentação). Entre as conexões, há saídas como USB, USB-micro, USB-A, USB-C e Lightning.

Risco de explosão: em casos extremos, o uso de um carregador pirata pode causar um curto-circuito e até mesmo uma explosão. Prejuízo à saúde do celular: a longo prazo, o uso de um carregador falso pode prejudicar o desempenho do celular e reduzir a sua vida útil.

Por isso, antes de trocar o cabo do seu carregador turbo, verifique se há compatibilidade entre ele, o adaptador e o aparelho. Caso contrário, é melhor não correr riscos. Vale lembrar que é sempre recomendado utilizar cabos originais para evitar problemas com curto-circuito, por exemplo.

É possível utilizar carregadores e cabos de outras marcas certificados pela Anatel. No entanto, a recomendação é que se use carregador e cabo originais da marca do aparelho.

Na hora de escolher um carregador, o mais importante é verificar se o mesmo é compatível com a tecnologia Power Delivery, especificação da USB-IF (USB Implementers Forum, uma organização que define os padrões relacionados ao USB) ou então o Quick Charge, da Qualcomm.

Caso o usuário queira saber qual cabo comprar, ele precisa conferir a corrente elétrica de cada modelo, medida em ampere (A). Esse medidor indica quanto de energia flui da tomada para o aparelho, e pode variar de 1 A a 3 A. O usuário deve comprar um cabo com amperagem correspondente a do seu dispositivo.

Os cabos USB são extremamente práticos por sua portabilidade e, além de realizarem a recarga da bateria, também permitem a administração e a transferência de dados entre o PC e o celular. Carregar via USB é ideal para aqueles usuários que não se importam com a velocidade no carregamento dos seus celulares.

Verifique a corrente máxima que o cabo suporta para saber a velocidade. Quanto maior a corrente – é possível chegar até 3,0 A – maior a capacidade de carregamento. Mas vale pontuar que a velocidade depende de outros fatores também, como a fonte de alimentação, o carregador e o dispositivo conectado.

E pode acontecer, sim. Afinal, um cabo paralelo, por não ter sido feito no padrão de fábrica, força a porta de conexão do aparelho. Isso pode fazer com que a solda da placa quebre.

Acidentes. Um cabo iPhone, principalmente o falso, pode sim causar sérios acidentes, como incêndios e explosões. Nos casos mais leves, podem ocorrer choques, causando até mesmo paradas cardíacas.

Vale lembrar que, mesmo que não provoque danos críticos, não é recomendável usar o celular enquanto carrega, uma vez que pode trazer desvantagens, como: Carregamento mais lento, já que o celular estará sendo utilizado e não estará em repouso.

Os fabricantes de smartphones recomendam que o usuário nunca deixe o aparelho chegar a 0% de bateria e, só assim, fazer a recarga. O recomendável é colocar o celular para carregar antes que ele atinja uma porcentagem inferior a 20% de bateria.

Por outro lado, por transferir mais energia em menos tempo, o carregador turbo pode provocar maior aquecimento na bateria – e, em alguns casos, até diminuir sua vida útil, principalmente se o acessório não for original.

Um carregador rápido entrega uma grande quantidade de carga elétrica para a bateria em pouco tempo. De forma simples, isso ocorre com aparelhos com maior potência —medida em watts— que entregam mais energia à bateria em um determinado intervalo de tempo.

Os carregadores originais geralmente têm o logotipo da empresa impresso. Certifique-se de que o logotipo esteja nítido e bem definido. Logotipos embaçados ou mal impressos podem indicar um carregador falso.

Com o item conectado aos smartphones, os invasores podem acessar o dispositivo de forma remota e eliminar os rastros do ataque; Perito de segurança acredita carregadores não devem ser emprestados.

O Micro USB, como seu próprio nome sugere, é uma versão menor que as portas tradicionais, portanto só de bater o olho você saberá que aquele cabo é micro. O tipo C é o padrão mais recente da indústria, e facilmente reconhecido por estar presente na maior parcela dos novos dispositivos eletrônicos do mercado.

Quando usamos um carregador com corrente maior do que a máxima suportada pelo smartphone, não vai haver riscos — isso porque o aparelho vai aproveitar tudo o que puder e o resto será apenas deixado de lado, sem explosões ou chamas.

Celulares Android, por exemplo, podem oferecer ao usuário tanto uma entrada micro USB – em modelos mais antigos ou mais baratos – quanto uma USB-C, nas versões mais recentes.