Pode vender ovo com gema mole?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Uma portaria de 2013 do Centro de Vigilância Sanitária estabelece o seguinte para estabelecimentos do setor da alimentação: “São proibidas as preparações onde os ovos permaneçam crus ou mal cozidos.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Segundo os defensores dessa recomendação, para a reconstrução muscular, o ideal é comer apenas a clara, parte do alimento rica em proteínas e baixa em gordura. A gema, por sua vez, teria apenas gordura e, portanto, não traria benefício nenhum. Pelo contrário.

A galinha carrega uma bactéria chamada salmonela, que não faz mal nenhum às aves, mas é muito prejudicial para o ser humano. Essa bactéria pode estar presente na gema do ovo. Por isso, é preciso cozinhar bem antes de comer. A contaminação com a salmonela tem os efeitos de uma forte intoxicação alimentar.

Salmonela e sarampo foram os dois assuntos comentados pelo infectologista Caio Rosenthal também após o Bem Estar desta segunda-feira (13). Segundo o médico, tanto faz fritar ou cozinhar o frango ou o ovo, desde que eles não sejam consumidos crus. Ao ar livre, a salmonela não consegue se alimentar e sobrevive pouco.

Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos. Para a gema cremosa, 7 minutos. Para o ovo mollet (clara cozida firme e gema mais líquida), 6 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos.

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema.

“As pessoas acreditam que a salmonela costuma aparecer apenas em determinada parte do ovo, o que não é verdade. Ela pode aparecer na casca, na clara e na gema. Não se deve comer ovo cru nem utilizá-lo desta forma.”

A lavagem do ovo não é obrigatória antes da sua venda, mas uma higienização pode ser efetuada com jatos de ar, escovas e esponjas secas. Ovos com sujeira ou danificados não podem ser comercializados.

A maioria das bactérias Salmonella vive em superfícies secas por até quatro horas antes de não serem mais infecciosas. Mas a taxa de sobrevivência de Salmonella também depende da espécie.

Claras em neve, perfeitas!
Esse aquecimento elimina a contaminação por salmonela e outras bactérias que fazem mal à saúde. Tudo isso, sem cozinhar e sem perder todos os benefícios contidos na clara in natura.

Infelizmente sim, o risco é grande. O nome do perigo é salmonelose, doença causada pela salmonela, bactéria que infecta cerca de 1% dos ovos de galinha. Causa diarreia, vômitos e febre muito fortes.

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

Enfim, ovos são livres de Salmonella spp. por práticas preventivas realizadas nas granjas, e pelas características do próprio ovo, que o tornam uma proteína segura e de qualidade para o consumo.

O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.

Quando falamos em gases, lembramos daquele cheiro forte e característico de enxofre associado ao consumo de ovo. De fato, a proteína presente na clara do ovo possui enxofre em sua composição.

Muitas pessoas compram ovos vermelhos caipiras achando que vão consumir mais nutrientes do que se estivessem comprando ovos de granja. O teste, contudo, não encontrou diferença significativa entre eles. Em alguns casos, a quantidade de nutrientes foi menor nos ovos caipiras.

Em geral, pessoas com boas condições de saúde e nenhuma contraindicação médica não encontram restrições ao consumo da gema do ovo. Portanto, não há um limite definido, mas incluir 2 gemas (preferencialmente consumida como ovo inteiro) pode ser o ideal para aproveitar os benefícios do alimento sem causar prejuízos.