Qual é o significado da caveira no Halloween?

Perguntado por: bmartins . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

A caveira mexicana atualmente significa uma homenagem às pessoas que já faleceram, além de ser um símbolo de proteção contra maus espíritos e energias negativas, de acordo com a cultura mexicana.

Morcego: simbolizam a clarividência, pois conseguem enxergar além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Sapo: está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

Atribuiu-se este nome, "Lugar da Caveira", porque o local, fora das muralhas da cidade, apresentava uma elevação que se assemelhava a um crânio, e era também o local onde os condenados à morte eram crucificados.

"O Significado espiritual da Caveira é bondade, virtude, respeito, reciprocidade e igualdade, mas sem subordinação, fraqueza ou aceitação de tudo. A Caveira mostra quem somos e como queremos ser vistos e tratados, nossa força interior e nossos valores petante a vida que temos".

É uma “festa” importada que nada tem a ver com a nossa cultura e muito menos nada tem a ver com religiosidade ou mesmo com a fé. No primeiro olhar, entendemos que os princípios do Halloween não têm nenhuma sintonia como prática de fé e religiosidade, portanto são incompatíveis com a nossa confessionalidade.

Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

Origem do Halloween
Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Todos os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.

O apelido 'vampiro' também os conecta ao Halloween, e foi concretizada com o livro Drácula (1897), onde vampiros se transformavam em morcegos. Até hoje, fantasias de vampiros são muito populares para a comemoração.

Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.

Os gatos pretos se tornaram um dos símbolos do Halloween, pois durante a Idade Média, a comemoração era considerada pagã e acreditava-se na existência de bruxas que se transformavam em gatos pretos durante a noite. Para saber mais sobre os principais mitos que envolvem os gatos, clique aqui.

Travessuras ou Gostosuras, Doçuras ou Travessuras, Doces ou Travessuras (trick-or-treat, em inglês) é uma atividade infantil e também adulta típica do Dia das Bruxas, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta ...

Superstição e os gatos pretos
Os gatos pretos são considerados um símbolo do Halloween.

As cores usadas no halloween geralmente são : preta, alaranjado e roxo, sendo que o preto significa a parte das trevas e a cor mais usada pelas bruxas e magos, o laranja significa prosperidade e energia e força, e o roxo tem o sentido de representar a magia presente no halloween.

A caveira é frequentemente relacionada com a morte, e por isso é um símbolo usado muitas vezes para indicar coisas negativas ou nocivas, como substâncias tóxicas ou situações que causam risco de vida. A sua simbologia remete para a mudança ou transformação na vida de alguém, como o princípio de uma nova etapa ou ciclo.