Por que a minha vida é tão triste?

Perguntado por: dcalixto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O que causa a tristeza? A causa pode estar ligada, por exemplo, à perda de alguém querido, término de um relacionamento, frustração no trabalho ou com a carreira, problemas de performance, infelicidade com as conquistas pessoais, traumas e conflitos internos mal resolvidos.

Sentir alegria e de repente uma tristeza profunda pode ser sintoma de ansiedade? Sugiro que você procure um psicólogo para ajudar a entender o que está acontecendo, o porquê de essa oscilação de seu humor, tristeza/alegria. Procure alguém em quem você confie e boa sorte.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Mas afinal, o que é a tristeza na alma? A tristeza profunda costuma ser definida como uma dor na alma. Uma forma de mostrar o quanto aquilo é intenso e interno, como uma “coisa” que vem de dentro e que, nem sempre, tem uma justificativa clara.

Olá, pelo que descreveu é muito provável que esteja deprimida. Os sintomas de falta de apetite, de querer só ficar em casa, de ter perdido a vontade de tudo é muito característico do quadro da depressão. Nesse caso seria muito importante que iniciasse o tratamento conjunto com um psiquiatra e um psicólogo.

As pequenas coisas feitas diariamente para ajudar as pessoas também podem ajudá-lo a se sentir útil. Seja voluntário em sua comunidade. O voluntariado não é apenas uma maneira concreta de eliminar o sentimento de inutilidade, mas também fará com que você ajude as pessoas ao longo do caminho.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

A sensação de vazio é, na verdade, um aviso. Significa que você não está bem e precisa reavaliar a sua vida. Por mais desesperançosa que ela possa parecer, há sempre uma solução para os problemas.

Muitas vezes, quando essa vontade de sumir dura dias seguidos e até meses, é necessário dar um pouco mais de atenção à essa questão, pois pode tratar-se de algum tipo de transtorno psíquico, como depressão, ansiedade, estresse, ou algum tipo de distúrbio hormonal, que esteja afetando o funcionamento do seu organismo ...

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

Daum lista algumas dicas para você, após menos de 60 segundos, conseguir voltar a sorrir:

  1. Lembre-se do que está bom. Em momentos de estresse, é fácil pensar que a vida está péssima.
  2. Coma um chocolate.
  3. Lembre-se de quem você ama. ...
  4. Faça notas de agradecimentos. ...
  5. Tenha um mantra.

A depressão ansiosa é um tipo de depressão que une sintomas de tristeza e preocupação, potencializando a depressão.

O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Os sintomas principais da depressão são o humor deprimido por mais de 2 semanas, perda de prazer em realizar atividades que antes traziam alegria e sensação de fadiga. Caso a pessoa apresente pelo menos dois desses sintomas por 14 dias, é sinal de que algo não vai bem.

Não existe um tempo pré-definido para o tratamento da depressão, assim, algumas pessoas melhoram após alguns meses, já outras precisam tratar durante anos. Isso normalmente depende da causa e da gravidade da doença, além da possibilidade e vontade da pessoa em seguir o tratamento corretamente.