Por que a união do rei e da burguesia foi vantajosa para ambos?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Resposta. Os burgueses eram ricos e influentes, se o rei tivesse seu apoio, seus exércitos poderiam ser maiores, sua influência seria mair, enfim, ele teria mais poder.

A aliança entre a burguesia e os reis foi fundamental para a formação das monarquias nacionais na Europa. Com a ajuda financeira da burguesia os reis montaram um exército e conseguiram impor o seu poder sobre os nobres.

Resposta verificada por especialistas
Para a burguesia era interessante apoiar esta mudança política pois a centralização política aboliria as "barreiras" que existiam no comércio entre os feudos e garantiria a segurança nas estradas.

Para agradar à burguesia, o rei entregou a direção da economia a Jean B. Colbert, membro de uma importante família burguesa. Colbert favoreceu as exportações francesas, concedendo prêmios em dinheiro a várias manufaturas francesas isentando-as de impostos.

Burgueses estavam cansados de tantos problemas nos feudos, indo em vários com leis diferentes. Aliaram-se aos reis porque: queria mais facilidade. ... Rei tinha poder e tradição, burgueses tinham dinheiro.

O rei aumentou impostos, impôs o monopólio estatal sobre os negócios burgueses e perseguiu os puritanos, que era a religião predominante entre os negociantes.

Resposta: Com a burguesia o poder dos reis teve maior potencial econômico, uma vez que era a burguesia que se expandia em maior lucratividade. Assim, o rei pode se livrar de boa parte da nobreza, que só lhe servia para extrair riquezas, e juntar-se aos potenciais econômicos do comércio e da manufatura.

Resposta:Era uma relação de interesses, O rei dava a burguesia proteção contra os impostos altos dos senhores feudais e criavam medidas favoráveis ao comércio e em troca a burguesia que era rica dava apoio financeiro ao rei.

a) a burguesia buscou se aproximar dos Monarcas visando a favorecer a organização do Estado Nacional.

Os burgueses apoiaram os monarcas pelos interesses em ampliar suas atividades comerciais, uma parcela da nobreza apoiou o fortalecimento dos reis porque tinham ficados pobres com a crise econômica que atingiu a Europa e passou a depender dos favores reais.

O fortalecimento da Burguesia ocorreu com a reabertura do Mar Mediterrâneo, que permitiu o Renascimento comercial e urbano, ou seja com o desenvolvimento das cidades, que contribui para o maior desenvolvimento de atividades financeiras e Mercantins praticadas pelos burgueses.

Nessa aliança, a burguesia contribuía com o dinheiro e o rei, com medidas políticas que favoreciam o comércio. O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exercito para impor sua autoridade à nobreza feudal.

Para os filósofos, a sociedade era dividida entre burgueses e proletariados. Os burgueses eram aqueles que controlavam todos os meios de produção, assim como os lucros provindo deles e os proletariados que atuavam na sociedade com sua força de trabalho, mas sem receber um lucro justo por isso.

Os burgueses buscavam o enriquecimento e a mobilidade social, algo que era impossível dentro da sociedade feudal, onde o nascimento determinava o lugar de cada um.

Resposta. Resposta: Durante o Absolutismo havia uma espécie de "acordo" entre as classes dominantes (a realeza, a nobreza, o alto clero e a alta burguesia) que garantia que uma agisse em benefício dos interesses da outra, sendo a (alta) burguesia e a realeza aliadas no controle político das suas sociedade...

A mobilização da burguesia tinha como objetivo combater os privilégios da nobreza típicos do feudalismo e do absolutismo, que impediam o desenvolvimento econômico burguês. No século seguinte, novas revoluções burguesas aconteceram — como a Revolução Francesa.

A nobreza representava uma forte base de sustentação política capaz de legitimar a autoridade do monarca. Por essa razão, os nobres foram amplamente privilegiados no interior do estado absolutista ao ter a isenção sobre diversos impostos, além do expressivo poder de barganha política para obter favores pessoais do rei.

Nos Estados Modernos houve a concentração de poder nas mãos de um rei. Este passou a ter amplos poderes e tinha o apoio da burguesia. A nobreza feudal continuou a ter privilégios, porém o poder era centralizado no rei.

A transformação do meio rural foi fator determinante para que a população da região diminuísse. Esse processo está principalmente relacionado com a instalação de máquinas no processo produtivo do campo, fazendo com que os trabalhadores perdessem seus empregos.