Por que bebês gostam de música?

Perguntado por: oourique5 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

A linguagem musical ajuda a estimular a audição de uma criança. Além disso, outros estudos mostram que os recém-nascidos preferem a voz cantada à voz falada, e que o pulso regular da música também pode melhorar a coordenação emocional entre a mãe e o bebé.

Você sabia que trabalhar a música no berçário é uma excelente forma de aumentar a sensibilidade dos bebês e ajudar no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e linguístico? Ao escutar diferentes sons de brinquedos, objetos e instrumentos musicais, o bebê amplia a sua capacidade de observar, descobrir e se relacionar.

Porque a música ajuda o bebê a dormir
Umas das vantagens é que ao se acostumar com a musica para dormir, o bebê já terá se adaptado á essa rotina, e assim que a musica for colocado, ele saberá que é a hora de dormir. Isso trará mais facilidade na hora de colocar o bebê para dormir.

“Já perto de um ano, a criança, ela começa a desenvolver a empatia. Ela deve ter um vínculo com essa mãe muito forte. A partir do momento que ela vê a mãe cantar, por empatia, entende a emoção da mãe naquele canto e toca ela”, disse a psicóloga.

Um barulho que acalma o bebê é o ruído branco, um tipo de som que funciona como um abafador de todos os outros sons e ocupa todo o espectro auditivo. Não tem altos e baixos e é um som constante, facilitando o relaxamento do cérebro e embalando o sono.

Tal fato é apoiado pela tese conhecida como “efeito Mozart”, que defende a ideia de que, a exposição da criança à música clássica estimula a região do córtex cerebral, favorecendo o raciocínio, a criatividade e a concentração.

Quando posso colocar música para o bebê ouvir na barriga? Andrea explica que a formação do sistema auditivo começa a partir da 15ª semana. Na 20ª semana o feto já possui cóclea, que é responsável pela captação de sons. Por fim, a formação do sistema auditivo se completa entre a 25ª e a 29ª semana de gestação.

A recomendação é que a prática de ouvir música com o bebê comece a partir da vigésima semana, período em que eles começam a desenvolver a capacidade auditiva. Nessa fase, as mães devem começar a conversar com o bebê, sempre falando de forma carinhosa, e colocar músicas para ouvirem juntos ou cantar.

O seu principal objetivo é levar prazer para os ouvidos das pessoas, evocando sentimentos e contribuindo para o seu bem-estar e alegria. De acordo com vários estudiosos, a música é uma forma de ajudar no desenvolvimento da nossa mente, promovendo relaxamento e equilíbrio.

De acordo com Piaget (1978) a música também influência muito no campo da maturação social e individual da criança isto é do aprendizado da regras sociais. Quando uma criança brinca, por exemplo, ela tem oportunidade de vivenciar várias situações como: a escolha, a perda, as dúvidas e as decepções.

Estimule-as a fazer movimentos
Ao cantar com as crianças, incentive-as a fazer movimentos. Um bom exemplo é cantar a música dos dedinhos enquanto aponta para elas. É uma forma de ensinar ritmo, trazer conteúdo e trabalhar a musicalização infantil.

A música para bebê pode contribuir nessa hora, pois tem o poder de liberar endorfina, o humor da felicidade, e diminuir o cortisol, o hormônio do estresse, combatendo, assim, a irritabilidade do bebê. Músicas calmas trazem tranquilidade, e as canções de ninar são as que mais possuem efeito sobre os bebês.

Segundo especialistas, os mamíferos no geral não manifestam o pavor ou desgosto em um ambiente sem segurança, preferindo esperar a presença da mãe para demonstrar os sentimentos que os deixam vulneráveis. As descargas de tensão são dirigidas à fonte de amor incondicional: a mãe.

Com a mamãe tudo era melhor. Então, depois de crescido e ser “quase um adulto”, a criança prefere a mamãe porque ela continua sendo sua protetora, a pessoa que a consola, a ama e que sempre está ao seu lado para rir das brincadeiras que faz, responder suas perguntas e secar suas lágrimas.

Diversas são as motivações que causam estresse na criança. Um exemplo é no caso de separação dos pais, situação difícil e delicada, em que a criança não tem maturidade suficiente para tratar. A separação pode causar mudanças constantes na rotina, o que faria a criança sentir-se estressada.

Sim! Colocar músicas para o bebê dormir é um hábito muito positivo, que ajuda não só a acalmar os pequenos, mas também contribui para o desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo, memória e muito mais.

O barulho do secador é calmante para os bebés recém-nascidos até aos 4, 5 meses porque é um som familiar. Dentro da barriga, o bebé ouve o som do corpo materno, alto e contínuo, 24 horas por dia. É tão alto quanto um aspirador ou secador acima dos 70 decibéis.

O ato de balbuciar é importante para o seu bebê porque auxilia no desenvolvimento das suas habilidades de comunicação. As crianças que não respondem a sons e não avançam na capacidade de se comunicar podem apresentar problemas de audição.

Qual a alimentação ideal para um bebê? Uma alimentação saudável deve incluir consumo de água, frutas, leguminosas, cereais, raízes, tubérculos, legumes, verduras, carnes e ovos, queijos e oleaginosas. Uma rotina diária pode consistir em consumo equilibrado desses alimentos em todas as refeições.

Dicas de combinação
Macarrão, ervilha, ovo de codorna, abóbora e espinafre. Purê de mandioquinha, lentilha, peito de frango, beterraba e agrião. Purê de batata, feijão preto, filé de merluza, abóbora e beterraba.