Por que consumir chia?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Se você ainda não está convencido, saiba que a chia previne o envelhecimento precoce, afasta doenças cardíacas, controla e previne diabetes, fortalece a imunidade e ajuda a prevenir o câncer. Por conter cálcio, ela também colabora para manter os ossos e dentes mais saudáveis.

2 colheres de sopa

Consuma no máximo 2 colheres de sopa de chia por dia
Apesar de ser um alimento rico em fibras, proteínas e gorduras boas, que contribuem para prolongar a sensação de saciedade, a chia é bastante calórica: são 73 kcal em uma colher de sopa.

Para se obter os resultados desejados, é recomendado colocar 1 colher de sopa de sementes de chia em um copo com água, deixando descansar por cerca de 15 minutos e beber 20 minutos antes do almoço ou do jantar. Pode-se também adicionar o suco de meio limão e cubos de gelo nesta mistura para dar mais sabor.

As sementes como a quinoa e a chia, bem como as leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha…) são fontes de substâncias que sintetizam o colágeno.

Assim, alguns nutricionistas recomendam o consumo de uma ou duas colheres de sopa de chia por dia, podendo ser à noite ou adicionada às outras refeições.

Contraindicações das sementes de chia
Porém, pelo facto de o seu teor de fibras ser muito elevado, ao ingerir uma grande quantidade de chia, poderão aparecer problemas digestivos como inchaço abdominal, inflamação, doença de Crohn, gases, entre outros.

Banana. Amasse a banana e salpique as sementes de chia. Pode adicionar mais alguma coisa ainda: canela, chocolate em pó, leite em pó … Todos ficam uma delícia.

Em causa, explica o site Jornal Ciência, está no fato de estas sementes conseguirem absorver e expandir 27 vezes o seu peso em água, e, por isso, não passam no esófago, causando situações de engasgo, má digestão e até mesmo asfixia.

Os participantes do estudo também relataram diminuição do apetite até 120 minutos após o consumo da refeição, diferentemente dos indivíduos que não consumiram a chia, mostrando assim seu efeito no aumento da saciedade.

A chia deve ser hidratada por pelo menos 30 minutos, em água filtrada ou até formar um gel. O consumo diário pode variar entre 2 a 4 colheres por dia. Para hidratar a chia recomenda-se 2 colheres (sopa) da semente para 1 xícara (chá) de água filtrada, todos os dias.

Para hidratar a chia, coloque uma xícara de água filtrada para cada duas colheres de semente e deixe de molho por 30 minutos. A semente fica com uma consistência de gel. Você pode acrescentar a chia já hidratada a iogurtes e às receitas a seguir.

A chia se destaca pela maior quantidade de cálcio: Ajuda na prevenção de osteoporose: em 30g de chia há 189,3mg de cálcio, quase três vezes mais que em 30g de linhaça. Essa quantidade corresponde a 19% das necessidades diárias.

A chia é uma sementinha que é fonte de ômega 3 e ferro e contém fibras, que contribuem para a regulação do trânsito intestinal.

Ela é uma boa opção para reduzir a fome e o índice glicêmico da refeição que vem logo a seguir, mas você consegue este mesmo efeito com outras coisas. Como nutricionista, eu recomendo sempre o consumo de uma salada antes da refeição principal.

As vitaminas do complexo B trabalham com as proteínas. Portanto, elas estão diretamente ligadas à saúde dos músculos. Sendo assim, o consumo de farinha de chia pode ajudar no ganho de massa magra (hipertrofia) e na garantia da boa saúde muscular.

A chia também possui fibras solúveis, segundo Karin. “Aquelas que entram em contato com o líquido do estômago e do intestino e formam um tipo uma massa gelatinosa que retarda o esvaziamento gástrico.

Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. É rico em fibras e vitamina C. Melhora a circulação e proporciona mais energia. Combate radicais livres e impede o envelhecimento precoce.

Isso mesmo. “A melhor forma de consumo é a chia hidratada. Isso porque, assim como os grãos, as sementes secas possuem substâncias antinutricionais que, a longo prazo, podem ser ruins para o corpo. Deixá-la de molho (na água) despreza essas substâncias”, afirma Luanna.

Também é possível consumir chia com limão e água, fazendo das sementes um ingrediente a mais na famosa água com limão. No entanto, adicionar de repente uma tonelada de fibra à dieta pode resultar em desconforto no estômago.

Pessoas com doenças inflamatórias intestinais e pacientes com quadros de diarreia, por exemplo, devem evitar o consumo”, explica a nutricionista Simone Santos.

"Basta hidratar a chia em um líquido de sua escolha, que pode ser leite, suco, iogurte natural ou saborizado, leites vegetais ou leite de coco.

Continuar lendo Para que a chia é bom?