Por que Davi teve medo?

Perguntado por: esubtil3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

E Davi estava com medo porque Saul tinha saído para matá-lo. Davi passou a viver em Horesa, no deserto que fica perto de Zife. Jônatas foi encontrar-se com ele ali e lhe deu coragem para confiar na proteção de Deus. Jônatas disse: — Não tenha medo.

Davi ficou furioso porque Deus, na sua ira, havia castigado Uzá; assim até hoje aquele lugar é chamado de Peres-Uzá. Então Davi ficou com medo de Deus e disse: — E agora como poderei levar comigo a arca da aliança? Assim Davi não levou a arca consigo para a Cidade de Davi.

Todavia, Davi não teve medo porque acreditava no poder de Deus. Portanto, não podemos nos esquecer de que, no poder do Senhor, podemos matar todos os gigantes que nos afligem.

E Davi estava com medo porque Saul tinha saído para matá-lo. Davi passou a viver em Horesa, no deserto que fica perto de Zife. Jônatas foi encontrar-se com ele ali e lhe deu coragem para confiar na proteção de Deus. Jônatas disse: — Não tenha medo.

Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre”. Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: “Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia”.

Davi tinha o coração de Deus. É o que muitos não entendem e pensam que é ser perfeito ou bonzinho demais… não. O coração segundo o coração de Deus é o coração que busca fazer a vontade de Deus.

Um sofrimento que Davi sentia especialmente quando não havia confessado seu pecado, e que lhe afetava tão profundamente, que acabava não apenas com seu emocional, mas igualmente com seu corpo: “Enquanto me recusei a confessar meu pecado, meu corpo definhou, e eu gemia o dia inteiro.

De acordo com II Samuel 24, o rei Davi desagradou ao Senhor por contar o número de homens em Judá e Israel que poderiam servir nas forças armadas.

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).

Da história de Davi e Golias, podemos aprender que o Deus que servimos é capaz de derrotar qualquer um dos gigantes em nossas vidas –medo, depressão, questões financeiras, incredulidade, e muitos outros. Quando estamos inseguros quanto ao futuro, devemos confiar somente Nele.

Ainda hoje, os judeus consideram a arca da aliança um objeto sagrado, assim como os cristãos.

Ele confiava que Davi poderia vencer cada um deles porque ele:

  • reconheceu seus erros.
  • reconheceu que era fraco.
  • sabia como avançar em situações desafiadoras.
  • tinha uma forte paixão e amor por Deus.
  • não tinha medo da mudança.

estava ali para matar somente um golias tinha 4 irmãos que certamente estavam no acampamento ou seja ele foi determinado a matar. 5 gigantes a regra no entanto era que quem matasse o outro ganharia a batalha e foi por esse motivo que ele não precisou usar as outras pedras.

Talvez tenhamos que enfrentar algumas forças terrenas tão poderosas quanto Golias. Quando isso acontecer, devemos imitar a coragem de Davi, que foi poderoso porque tinha fé e se lançou a uma causa justa em nome do Senhor dos Exércitos”. A fé também pode ajudá-lo a enfrentar seus temores com coragem.

Davi fugiu de Saul, e ele e os homens que se uniram a ele receberam ajuda de várias pessoas. Enquanto estava escondido numa caverna, Davi teve a oportunidade de matar Saul, mas decidiu deixá-lo viver porque um profeta de Deus havia ungido Saul.

A Bíblia relata em Mateus 8:23 que os discípulos de Cristo viveram momentos de ansiedade e preocupação. Jesus estava no barco dormindo quando sobreveio uma grande tempestade, os discípulos ficaram atônitos e perguntaram ao Mestre, salva-nos se não vamos perecer e Jesus falou Homens de pequena Fe!

O tom e a mensagem do Salmo 42 sugerem circunstâncias como os apertos que Davi passou quando fugiu de Absalão.

Davi não desistiu de sua família. Reanimou-se no Senhor seu Deus e pôs-se a orar. Não aceitou passivamente a decretação da derrota sobre sua vida nem se conformou com a invasão do inimigo em sua família.

Davi outro que amava Deus mais do que todas as forças caiu em pecado por força da fraqueza que era as mulheres, tinha todas que ele quisesse, mas se encantou com uma que estava no terraço tomando banho, não só a desejou como a possuiu e ainda matou seu marido para não ser descoberto.

Davi pede perdão depois de ter-se achegado a Bate-Seba — Ele roga: Cria em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto. Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã foi a ele, depois de Davi achegar-se a Bate-Seba.