Por que eu falo tão baixo?

Perguntado por: ochaves7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

As causas orgânicas, no caso de voz baixa, são mais ligadas a problemas auditivos, onde a pessoa, por ter uma baixa auditiva, não controla o volume de sua voz. Na primeira consulta, faço um teste para detectar se a voz baixa é de origem emocional ou orgânica.

Muitos afirmam que falar alto — ou baixo — é uma questão genética. Entretanto, a pesquisadora afirma que se trata mais de uma questão de influência do ambiente. No caso do entorno familiar, por exemplo, membros de famílias numerosas e barulhentas são obrigados a falar alto ou do contrário não serão ouvidos.

Existem diversas condições físicas que podem interferir na capacidade de falar mais alto. Um exemplo é a disfunção das cordas vocais, que pode ser causada por lesões, pólipos ou nódulos. Além disso, problemas respiratórios, como asma ou bronquite, também podem impactar a qualidade e a intensidade da sua voz.

Alguns exercícios que podem ser indicados pelo fonoaudiólogo para engrossar a voz são:

  1. Bocejar emitindo vogais. Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. ...
  2. Sucção com som. ...
  3. Emitir sons graves. ...
  4. Imitar um som específico. ...
  5. Falar em tons de voz diferentes.

Falar com naturalidade: 3 dicas para aplicar essa estratégia na...

  1. Pratique o que você vai falar. A sua fala só vai ser natural quando o assunto abordado for algo comum para você. ...
  2. Use a respiração para controlar a ansiedade. ...
  3. Aposte na simplicidade como aliada.

Dicção é maneira como uma pessoa articula ou pronuncia as palavras. As pessoas que possuem uma boa dicção têm a capacidade de pronunciar as palavras de forma clara e correta o que facilita a compreensão e a comunicação.

Faça mudanças no ambiente.

  1. Feche as janelas e portas para reduzir os ruídos externos.
  2. Aproxime-se mais de quem está falando com você, para que haja menos espaço a ser preenchido pela sua voz.
  3. Vá para um cômodo pequeno. Lugares muito amplos dispersam o som e é natural precisar falar mais alto.

Resposta. Falar é um ato realizado entre pessoas quando se quer transmitir uma mensagem de forma sagaz e compreensível, estimulado em tons normais. Gritar é um ato realizado quando se há um aumento no tom de voz de um individuo, geralmente utilizado quando se quer chamar atenção.

Significado de Falador
adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que fala muito; loquaz. Indiscreto. [Brasil] Maldizente, mexeriqueiro.

Diana Goulart: A voz bonita é uma voz saudável. É fácil de emitir e agradável de escutar. Tem presença, preenche o espaço, alcança o ouvinte. Não é forte demais como um grito, nem frágil como um sussurro.

O que causa a Dicção ruim? Uma dicção ruim pode ter causas físicas ou psicológicas. É muito importante saber a raiz do problema para saber como melhorá-lo. Entre as causas físicas, podemos citar os distúrbios da fala que afetam as cordas vocais, músculos, nervos e outras estruturas da garganta.

Que é brando, suave, ameno: Tem uma voz doce de contralto.: Soprava uma doce brisa.

Pessoas que falam alto ou gritam com muita frequência acabam forçando as cordas vocais. Mas não é só isso: gripes, resfriados, alergias, inflamações na garganta, falar por um período longo de tempo e o hábito de fumar também contribuem com o problema.

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.