Por que eu não consigo aprender?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.

Pode ser um sinal de dislexia ou déficit de atenção. Pode ser que esta preocupado com outra coisa. Pode ser que o texto seja enfadonho e mal escrito, o que é muito comum no Brasil.

A falta de atenção e concentração pode ter vários motivos: problemas emocionais, quadros psiquiatricos, neurológicos, etc. Devido a isto seria indicado você buscar uma ajuda profissional para entender as causas desses problemas.

Quais são as principais causas da dificuldade de aprender? Há vários fatores que podem influenciar o aprendizado de um estudante. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo, tem como características a desatenção, a inquietude e a impulsividade — o que gera uma certa dificuldade de aprender.

Como concentrar na leitura do livro?

  1. Crie uma rotina de leitura. A constância pode parecer um problema para muitos, mas caso você queira ficar concentrado nas suas próximas lidas, é preciso criar uma rotina. ...
  2. Encontre um local para ler. ...
  3. Fique longe de dispositivos. ...
  4. Idealize grupos de pensamento.

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

Veja como ter foco nos estudos com 8 dicas valiosas para aumentar sua concentração

  1. Estude em um local confortável. ...
  2. Elimine as distrações. ...
  3. Divida as tarefas. ...
  4. Intercale as disciplinas. ...
  5. Escreva à mão. ...
  6. Use marcador de texto. ...
  7. Escute músicas. ...
  8. Mantenha a saúde em dia.

Você sabia que o ser humano esquece, em média, 70% daquilo que acabou de aprender, dentro do período de 24 horas, caso não seja feito nada para reter ou assimilar as informações novas? É verdade. Para que esse não seja o seu caso, preparamos cinco dicas valiosas sobre como não esquecer o que estudou.

Mas amigos que não se sentem reconhecidos e apreciados podem cair no esquecimento e, possivelmente, se questionem: “O que há nessa relação para mim?” Você fica entediado. Algumas pessoas com TDAH gostam de ter amigos, mas muitas vezes se sentem entediadas com eles, precisando de uma pausa.

Quem tem TDAH deve procurar se conhecer bem, a fim de potencializar seus pontos fortes e compensar seus pontos fracos. É importante, por exemplo, identificar o horário em que consegue focar mais. Justamente nesse momento, o ideal é se dedicar às tarefas mais trabalhosas, demoradas e/ou difíceis.

Como exercitar o cérebro para estudar? 5 dicas práticas!

  1. Pratique jogos estimulantes. ...
  2. Leia textos com temas variados. ...
  3. Exercite o corpo. ...
  4. Evite distrações. ...
  5. Faça desafios diferentes.

Essa situação pode estar associada a questões pessoais, como problemas de relacionamento, ou simplesmente a questões de personalidade. Já no transtorno, há algo mais concreto que dá origem a esses entraves na hora de aprender.

5 dicas para aprender melhor e mais rápido

  1. Aproveite os vários métodos para aprender. Cada pessoa aprende de um jeito. ...
  2. Tome notas escritas à mão ao estudar. ...
  3. Não ignore a importância de revisar após estudar. ...
  4. Crie um plano de estudos. ...
  5. Para as matérias mais difíceis, ensine alguém.

Quais são os tipos de aprendizagem?

  1. Musical. A habilidade musical ou auditiva é encontrada em pessoas que relacionam músicas e sons ao seu processo de aprendizagem. ...
  2. Lógico-Matemática. ...
  3. Interpessoal. ...
  4. Intrapessoal. ...
  5. Corporal-cinestésica. ...
  6. Espacial. ...
  7. Linguística.

Sinais de dificuldade de aprendizagem

  1. Você tem dificuldade de concentração. ...
  2. Você leva tempo para fazer cálculos. ...
  3. Você lê com muita dificuldade. ...
  4. Você demora para escrever com coerência. ...
  5. Você não se lembra das coisas com facilidade. ...
  6. Você apresenta dificuldades motoras.

Como vencer a preguiça em 7 passos?

  1. Não atropele suas tarefas. ...
  2. Divida as atividades em partes menores. ...
  3. Crie prazos para as suas ações. ...
  4. Estabeleça recompensas sempre que vencer a preguiça. ...
  5. Espante o sedentarismo. ...
  6. Mais atenção à sua alimentação. ...
  7. Crie horários padronizados para dormir e acordar.

Estabeleça metas diferentes
Você pode, por exemplo, estipular o objetivo de ler 5 páginas por dia para começar e, conforme for pegando gosto, aumentar o número para 10, 15, capítulos inteiros e assim por diante. Sempre que possível, escolha um outro livro para ficar como próximo da lista ao terminar sua leitura.

A habilidade de memorizar é uma função cognitiva e pode ser prejudicada por alguns fatores físicos, emocionais e ambientais. 1. É importante você buscar um médico (de preferência: neurologista ou psiquiatra) para avaliar causas orgânicas.