Por que fica duro no local da cirurgia?

Perguntado por: nneves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.

Vale destacar que, o inchaço após a cirurgia é completamente normal. Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço.

Uma das formas mais simples de descolar a cicatriz e deixar-la mais maleável, solta e elástica é realizando massagens na região. É importante usar os produtos que ajudem a deixar a realização dos movimentos mais fácil e fluida, pode ser um óleo de amêndoas comum, por exemplo.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Principais sintomas da hérnia incisional
A característica determinante é o surgimento de um caroço na cicatriz de uma cirurgia. A depender do tamanho, ela pode apresentar dor ou não e, geralmente, estará relacionada a esforço físico.

Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual. Também tecnologias como a radiofrequência e o ultrassom melhoram a mobilidade do tecido da cicatriz, diminuindo ondulações.

Existem algumas hipóteses como um granuloma inflamatório ou por conta de fio cirurgico, ou mesmo algum tipo de tumoração de origem na pele ou tecido gorduroso. Ideal é procurar um Cirurgião para fazer sua avaliação .

Pode ser um abscesso, cisto sebáceo infectado, furúnculo, fibrose, ... É melhor procurar um médico para ter o diagnóstico e tratamento adequado, em alguns casos pode até ser necessário tomar antibiótico ou fazer uma pequena cirurgia.

O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.

A massagem da sua cicatriz é muito importante. Ativa a circulação sanguínea, previne as aderências, promove a elasticidade da pele e ajuda a reduzir as marcas residuais. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Cicatriz retraída: por apresentar uma tensão, ela repuxa os tecidos de onde se localiza, restringindo movimentos normais da área.

Quais cuidados tomar para prevenir a fibrose

  1. Permaneça em repouso.
  2. Use a malha compressiva.
  3. Massageie a região após a cirurgia plástica.
  4. Alimente-se de forma adequada.
  5. Evite exposição solar.
  6. Não fume no pós-operatório.
  7. Evite consumir bebidas alcoólicas.

O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia. É a complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

Quais são as causas da deiscência após cirurgia? A deiscência pode acontecer por vários motivos, porém, o mais comum é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica. Essa pressão pode ocorrer pela realização de esforço físico em excesso ou, até mesmo, em casos de tosses ou espirros frequentes.

Como dissemos, o intervalo de cicatrização varia de pessoa para pessoa. Em geral, a camada mais fina da pele leva de sete a dez dias para fechar. Já a epiderme demora até 28 dias, e a derme — mais profunda das camadas — até seis meses para se regenerar.