Por que há ricos e pobres no mundo?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Entre as causas estão a globalização, a reestruturação do mercado de trabalho, a diferença de renda, a decadência do Estado de bem-estar social e a mercantilização da moradia.

8- Pessoas Pobres trabalham pelo dinheiro; Pessoas Ricas fazem o dinheiro trabalhar para elas. Os pobres trabalham pelo dinheiro, gastam todo salário comprando passivos e reclamam que precisam ganhar mais. Os ricos trabalham, usam o dinheiro com inteligência para comprar ativos e ganhar renda passiva.

A situação econômica e política e os fatores históricos são algumas causas desse problema. A pobreza no Brasil é um fenômeno histórico que vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Os dados do IBGE apontam que em 2021, cerca de 62,5 milhões de brasileiros eram considerados pobres.

Os salários mais altos geram maior poupança e maior demanda por bens mais sofisticados. Os excedentes tributáveis permitem aos governos taxar e investir, de preferência em infraestrutura e atividades públicas que estimulem inovações.

Os dados indicam que os 10% mais ricos no Brasil, que em 2019 concentravam 58,6% de toda a renda nacional, agora detém 59% dos ganhos. Já a metade da população mais pobre era responsável por 10,1% da renda brasileira e agora representa uma fatia de apenas 10%.

Causas da pobreza
Por conta do processo colonizador e da escravidão, o território brasileiro sempre foi um país onde havia muitas pessoas pobres. Com o fim da escravidão e o êxodo rural, as cidades não tinham infraestrutura para a chegada de mais gente. Assim, o fenômeno da pobreza se acentuou.

Uma grande diferença entre o rico e pobre é que os ricos levam a sério o dinheiro e entendem os fatores relacionados às suas finanças pessoais. Em contrapartida, as pessoas de mentalidade pobre não levam a sério nem a matemática básica.

Charada. O que o pobre tem, o rico necessita, e os mortos comem? Resposta: Nada.

SER POBRE DEIXA VOCÊ MAIS SAUDÁVEL! - Você tem uma vida de atleta: correndo para alcançar o ônibus, malhando para conseguir um lugar para se sentar e, algumas vezes, até se alongando para passar por baixo da catraca. 4. SER POBRE É ANTI-ESTRESSANTE!

Exercitar-se, dormir bem e saber descansar não só faz bem para a saúde como para o bolso. Nove a cada dez milionários ao redor do mundo já está na ativa enquanto a maioria das pessoas ainda nem levantou. Ter um bom sono e acordar revigorado fazem toda a diferença para um dia produtivo.

“Onde há grande propriedade, há grande desigualdade. Para um muito rico, há no mínimo quinhentos pobres, e a riqueza de poucos presume da indigência de muitos.” Adam Smith, filósofo e economista britânico.

Que é mal dotado, pouco favorecido.

Nos últimos tempos, a redução da pobreza no Brasil ocorreu principalmente por conta do crescimento econômico, embora na última década tenha estado associada também com pequena queda da desigualdade. Daí a situação que a gente vive hoje: estamos enfrentando uma crise econômica, a pobreza está subindo.

As universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizaram uma pesquisa para identificar os países mais limpos do mundo. A Suíça encabeça a lista mundial, seguida por Suécia e Noruega. Na América latina, a Costa Rica lidera o ranking.

Todo brasileiro desde criança sabe que o Brasil é um país muito rico. Somos ricos em minérios, em petróleo, ferro, produção de carnes e alimentos, entre outros. A exploração de minerais no Brasil está no nosso DNA e se confunde com a própria história do nosso povo.

Indonésia

No topo da lista como o lugar mais bonito do mundo está a Indonésia, com uma pontuação de beleza natural de 7,77 de 10.

Super ricos moram, em sua maioria, nos Estados Unidos, China e Alemanha; o Brasil ocupa a 18ª posição em lista dos 20 países com mais multimilionários.

A liderança ficou com Nova York, nos Estados Unidos. Por lá, vivem 16.207 milionários e 59 bilionários. Na segunda posição aparece Tóquio, capital do Japão, com 7.613 e 12, respectivamente. O top 3 foi completado por São Francisco, também nos Estados Unidos, com 13.513 milionários e 62 bilionários.