Por que Jacó lutou com o anjo do Senhor?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Hb 1:3; Cl 2:9). Portanto Jacó lutou com Deus, isto é, lutou com o Senhor Jesus na forma humana, que é o que significa "homem" na passagem.

Aflito pelo reencontro com Esaú, Jacó fica frente a frente com Deus. Ele se ajoelha e implora por salvação, mas é afastado pelo Senhor. Jacó luta incansavelmente até cair: questionado sobre seu nome, Jacó é abençoado e passa a se chamar Israel! Emocionado, ele batizou de Peniel o local da luta com Deus!

O Senhor queria que Jacó recebesse a bênção da primogenitura porque Esaú não era digno dela. Jacó pediu a Esaú que trocasse a primogenitura por comida. Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó. Rebeca e Isaque queriam o que era melhor para seus filhos.

Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos. Isso pode ser atestado pelo casamento de Esaú, aos 40 anos, com mulheres que trouxeram problemas para a família (Gênesis 26:34,35). Rebeca usou desse argumento para que Isaque abençoasse a ida de Jacó, então com 100 anos, para Padã-Arã.

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

Significava então submissão, obediência irrestrita. Por isso Deus tocou a coxa de Jacó. (Gn 32:24-32).

Depois de tudo que Israel/Jacó passou com o seu sogro Labão, as suas esposas Lia e Raquel, e por último o seu irmão gêmeo Esaú, foi só os seus filhos crescerem para ele sofrer com eles também. Ninguém tem filhos pensando que eles vão crescer e contribuir com o seu sofrimento, pelo contrário.

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito.

Jacó abençoa seus filhos e a semente deles — Rúben, Simeão e Levi são castigados — Judá governará até que venha Siló (Cristo) — José é um ramo frutífero junto à fonte — Seus ramos (os nefitas e os lamanitas) se estenderão sobre o muro — O Pastor e a Pedra de Israel (Cristo) abençoará José temporal e espiritualmente — ...

Jacó também seguiu o seu caminho, e anjos de Deus vieram ao encontro dele. Quando Jacó os avistou, disse: "Este é o exército de Deus!" Por isso deu àquele lugar o nome de Maanaim. Jacó mandou mensageiros adiante dele a seu irmão Esaú, na região de Seir, território de Edom.

Jacó sabia que precisava deixar de ser conhecido como usurpador, como enganador, e precisava de uma transformação, e para tal, precisava transpor o vau de Jaboque, passar, deixar algumas coisas em sua vida. Passar significa também renunciar um prazer pecaminoso. Passar uma página da nossa vida, que ficará para trás.

Jacó partiu da terra de Canaã e viajou até Padã-Arã para encontrar uma companheira adequada para casar-se no convênio. Durante essa jornada, Jacó teve uma visão do Senhor, que lhe prometeu as mesmas bênçãos eternas que haviam sido prometidas a seu avô Abraão (o convênio abraâmico).

Jacó leva o guisado feito por Rebeca até seu pai e muda sua voz. Isaque desconfia, mas acredita se tratar de Esaú e lhe dá a benção que seria do primogênito. Emocionado com a resposta do filho, Isaque volta a ficar confuso, mas segue adiante: "Maldito seja os que te amaldiçoarem, e bendito seja os que te abençoarem!"

Como era comum na época, Jacó fez um acordo com o pai de Raquel para que pudesse se casar com ela. Por isso, o homem trabalhou sete anos pela amada, que “lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29, 20).

Igualmente, o modo como Labão fez Jacó servir por mais sete anos se assemelha muito ao modo como Jacó convenceu Esaú a lhe vender sua primogenitura. Isso nos mostra a veracidade do texto que diz: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus". Jacó é um personagem muito importante na Bíblia, pois em diversas passagens aparecem histórias dele e de seu irmão, Esaú. Jacó era filho de Isaac e Rebeca, e irmão gêmeo de Esaú.

No final das contas, Jacó recebeu tudo o que Deus prometera, não porque ele merecia, mas porque Deus é fiel em tudo, e sempre cumpre sua palavra. O próprio Jacó, escolhido e privilegiado, demorou muito para perceber a fidelidade do Senhor.

Jacó é um personagem presente na bíblia, o livro sagrado do cristianismo, do judaísmo e outras religiões. Sua história é contada no texto Gênesis, a primeira passagem da bíblia. Filho de Isaac e Rebeca, era neto de Abraão e irmão gêmeo de Esaú.

Nascendo o sol, ele tinha passado Fanuel e manquejava de uma coxa. Por isso os israelitas, até hoje, não comem o nervo ciático que está na articulação da coxa, porque ele feriu Jacó na articulação da coxa, no nervo ciático.

Mãos na cintura
É um sinal que indica impaciência e pressa para resolver um determinado assunto. Normalmente, é um recurso utilizado para chamar atenção e demonstrar que algo urgente precisa ser tratado.