Por que Jesus perguntou ao paralítico se ele queria ser curado?

Perguntado por: rferreira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Jesus poderia ter passado direto por esse homem, mas Ele não foi alheio ao sofrimento dele. Quando Ele olhou para aquele homem, sentiu a dor dele e perguntou: "Queres ser curado?" E ele responde: "Não há ninguém que me coloque no tanque." Devemos ter persistência naquilo que desejamos.

Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (João 5:2-4).

Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

“O que queres que eu te faça?” foi a pergunta que Jesus fez a Bartimeu à beira de um caminho em Jericó.

Jesus se designa “a porta das ovelhas” (Jo 10, 1-10) Esta definição de si mesmo é uma síntese de sua missão de salvador da humanidade, é sua identidade. Ele quer que seus discípulos nele vejam o genuíno Bom Pastor.

Introdução. Jesus foi a uma festa (provavelmente a Páscoa) em Jerusalém e curou um inválido no tanque de Betesda. Ele disse também que há outros que prestaram testemunho de Sua divindade.

O tanque de Betesda foi o lugar onde Jesus curou um homem doente há 38 anos. Muitas pessoas esperavam por um milagre na água do tanque, mas Jesus curou o paralítico apenas com suas palavras! O poder não estava no tanque de Betesda, mas em Deus.

Segundo o texto de João 5:4, a agitação das águas era provocada por um anjo de Deus, sendo que o primeiro doente que entrasse na água ficaria milagrosamente curado. A interpretação desse verso é alvo de debate entre os biblistas, visto que nos manuscritos gregos mais antigos ele não aparece.

João 5. Jesus cura um inválido no Sábado — Ele explica por que os homens devem honrar o Filho — Jesus promete levar o evangelho aos mortos — O homem é ressuscitado e julgado e recebe sua glória pelo Filho — Jesus obedece à lei divina de testemunhas.

Também vale lembrar que o Tanque de Siloé não foi o único reservatório de água que serviu como pano de fundo para um dos milagres de Jesus. O Tanque de Betesda, localizado no nordeste de Jerusalém, também serviu de cenário para a cura de um homem deficiente físico (Jo 5).

Melhores momentos: conheça a história de A Cura do Paralítico de Cafarnaum - RecordTV - R7 Milagres de Jesus.

Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".

Embora a muralha atual remonte ao século XVI, a reconstrução manteve as oito portas que historicamente permitiram o acesso à Cidade Velha de Jerusalém.

“Senhor, que eu veja!”, deve ser o pedido de quem esteja imerso na tibieza e, sobretudo, de quem é cego de Deus. Bartimeu não pediu a fé, porque já a possuía. Sua cegueira era simplesmente física. Examinemos nossas necessidades espirituais e peçamos tudo a Jesus.

Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”.

O cego Bartimeu foi o homem curado por Jesus em sua passagem pela cidade de Jericó. Apesar de Jesus ter curado outro cego naquela mesma região, Bartimeu foi quem ficou conhecido na história como “o cego de Jericó”.

Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante.

Marcos 10:51-52 ARA
Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou.