Quem foi curado da lepra por Eliseu?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Segundo relato bíblico, Naamã foi um conhecido general sírio que contraiu lepra e acabou se curando graças a um milagre realizado pelo profeta Eliseu.

Quando fizer isso ficará curado. Mas Naamã ficou indignado com essa situação e disse: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

2 Reis 5. Naamã, o sírio, procura Eliseu para ser curado de lepra — A princípio, rejeita a instrução do profeta, mas acaba cedendo e se lava sete vezes no Jordão; é curado — Eliseu se recusa a aceitar recompensa — Geazi aceita um presente de Naamã e é amaldiçoado com lepra.

Ao mesmo tempo, foram criados sistemas de esgotos que desovam o lixo diretamente no leito do rio. O mesmo processo - de desvio de água juntamente com aumento da poluição - aconteceu do outro lado do rio.

Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.

1 E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todas as suas forças; e trinta e dois reis, e cavalos e carros havia com ele; e subiu, e cercou Samaria, e pelejou contra ela.

Samaria

O castigo de Geazi
Por causa de seu pecado, o ambicioso Geazi foi amaldiçoado pelo homem de Deus. Ele recebeu sobre si e sobre sua descendência a mesma enfermidade da qual Naamã havia sofrido. No mesmo instante ele saiu da presença de Eliseu já leproso, com seu corpo parecendo estar coberto de neve (2 Reis 5:27).

As instruções do profeta Eliseu
A princípio, o sírio não aceitou o conselho, mas, pressionado pelos servos da sua comitiva, acabou por acatar a instrução do profeta e foi se banhar as sete vezes no rio. Naamã assim o fez e acabou por se curar inteiramente da lepra.

O auxiliar de Eliseu, chamado Geade, ouvindo a oferta, sentiu desejo de receber alguma coisa entre as riquezas oferecidas. Após terem ido embora, Geaze os alcançou, e disse que o profeta havia mudado de ideia, e tomou posse dos presentes. Quando retornou para a presença de Eliseu negou ter se ausentado dali.

Como já foi citado, Naamã é conhecido biblicamente por ter sido curado da lepra, como também pelo seu orgulho, esse era o seu pecado.

Primeiramente, ele convida ao mergulho da humildade. Em seguida o mergulho da obediência e depois o mergulho da contribuição. O quarto mergulho é o da perseverança e posteriormente o mergulho da fé. O sexto mergulho é o do entusiasmo e o sétimo e último mergulho é o da vitória.

Naamã estava zangado porque queria que o profeta do Senhor viesse e rapidamente o curasse. Naamã reclamou que o rio Jordão não era tão bom quanto os grandes rios da Síria.

Significado: Significa “agradável”.

A lepra era identificada pelo sacerdote da época, onde seus procedimentos eram descritos em Levíticos 8-10. O ritual de purificação era conforme a gravidade da doença, nomeada por imunda quando havia contaminação e limpa quando tratamento não era necessário.