Por que me sinto tão insegura no relacionamento?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

A insegurança nos relacionamentos é fruto do medo. Medo de não ser suficiente, medo que o parceiro perca o interesse, medo do fracasso, medo de desistir, medo da rejeição, medo do termino da relação.

Pessoas inseguras se questionam se o seu parceiro realmente os conhece e se preocupam em não conseguir dar conta das expectativas. Às vezes, o elogio até pode as levar a responder agressivamente, disparando pensamentos negativos que contradizem o que foi dito.

5 dicas sobre como ter confiança no relacionamento

  1. Conversem muito. O diálogo é a ferramenta mais importante que o casal deve ter. ...
  2. Estipulem limites. ...
  3. Sejam honestos. ...
  4. Respeito mútuo. ...
  5. Mostre empatia. ...
  6. Entenda o que causa a falta de confiança. ...
  7. Aprenda a se comunicar. ...
  8. Saiba a hora de dar um basta.

Ter uma conversa franca para explicar suas principais inseguranças pode resolver esse problema. Além disso, estabelecer limites e aceitar que você não precisa saber sempre como agir em situações novas são passos importantes.

A pessoa emocionalmente insegura acredita que não consegue realizar certas coisas, embora deseje muito fazer isso. Por exemplo, possui uma ideia bacana a qual pode enriquecer um projeto profissional, mas não a compartilha com ninguém por medo de ouvir críticas.

Uma pessoa insegura, pode desacreditar da sua capacidade de realização, além disso, tem-se reduzida a capacidade de confiança não só em si, mas também no outro. É comum que pessoas com insegurança emocional busquem aprovações alheias frequentemente como forma de se reafirmarem.

5 tipos de insegurança que prejudicam seu desempenho no trabalho

  • O medo de perder nos leva a seguir maus conselhos. ...
  • O medo da escassez leva a péssimos negócios. ...
  • O medo de parecer mediano o torna mediano. ...
  • O medo de admitir a derrota nos leva a persistir nos erros. ...
  • O medo da rejeição impede o progresso.

Dicas para melhorar a confiança no relacionamento

  1. Melhore a comunicação. Sem comunicação é impossível entender o universo pessoal da outra pessoa e vice-versa. ...
  2. Enfrente os medos. O medo, tanto de possuir quanto de perder, pode se tornar prejudicial em uma relação. ...
  3. Seja honesto e sincero. ...
  4. Seja uma pessoa amiga. ...
  5. Confiança.

Pessoas inseguras sentem uma sensação de desconforto cada vez que entra em contato com algo novo. Seu pensamento está sempre voltado para o negativo, o mal estar acontece causando ansiedade, taquicardia, tremor, às vezes até pânico, levando a um sofrimento antecipado de situações que só vão acontecer no futuro.

“A ansiedade é uma tentativa de antecipar o perigo e a mudança. É normal que ela apareça nos relacionamentos, principalmente no começo, na fase do apaixonamento. O problema é quando se torna crônica e o parceiro começa a fantasiar risco onde não existe”, pontua.

Um relacionamento tóxico é aquele que faz você se sentir sem apoio, incompreendido, humilhado ou atacado. Um relacionamento é tóxico quando seu bem-estar é ameaçado de alguma forma - emocionalmente, psicologicamente e até fisicamente.

Um relacionamento saudável precisa ter alguns pontos principais, como o diálogo, a confiança, o respeito e o amor. Para que se mantenha o relacionamento a dois, é necessário reinventar, sair da rotina, tratar um ao outro de uma maneira carinhosa e fazer elogios.

Uma das hipóteses mais difundidas é a dopaminérgica, em que áreas escolhidas do cérebro apresentam um excesso da atividade desse neurotransmissor”, afirma o psiquiatra. Esquizofrenia, transtorno bipolar, ansiedade crônica, depressão, entre outros transtornos podem desencadear um quadro de paranoia.

Procure um terapeuta caso acredite sofrer com ansiedade.
É normal de preocupar, mas quando isso interfere em sua felicidade ou produtividade, você pode e deve procurar ajuda. Um terapeuta pode ajudá-lo a lidar com seus problemas e seguir um relacionamento mais saudável.

Deuteronômio 31:6
Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará (Dt 31:6).

6 dicas para deixar a insegurança de lado

  1. Invista em você e se valorize. ...
  2. Não deixe o ciúme mandar na relação. ...
  3. Atenção: pare de querer chamar tanto a atenção. ...
  4. Controle suas expectativas: seja realista! ...
  5. Respeite o espaço do outro. ...
  6. Seja clara: os homens não entendem as nossas indiretas.

Mas, um nível maior de insegurança é a insegurança existencial. É um estado emocional de inferioridade, que faz a pessoa sentir que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amado, aceito ou reconhecido.