Por que meditar de madrugada?

Perguntado por: iibrahim . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

É verdade que a melhor hora apra meditar é a madrugada? Sim, é verdade. Na madrugada temos mais silêncio e menos distrações, teoricamente… Isso funcionava no século passado.

Meditar ao acordar é uma prática bastante popular e recomendada, e há várias razões para isso. A prática de meditação matinal é uma excelente forma de começar o dia em estado de presença, centramento e equilíbrio.

Meditar de manhã é muito recomendável porque nossa mente se prepara para que o dia transcorra em paz e com tranquilidade. Realizar meditação matinal nos dá ânimo e disposição para as atividades do dia, além de nos deixar mais atentos, aliviar nosso estresse e nos dar maior equilíbrio emocional.

A princípio, saiba que você pode meditar deitado a qualquer momento livre na sua agenda. O que realmente faz a diferença nas posturas de meditação são as posições que proporcionam conforto ao seu corpo durante períodos extensos de prática. Em alguns tipos de meditação, é até preferível que você fique deitado.

Por que 21 dias? Muitos especialistas afirmam que 21 dias é o tempo mínimo para a formação de um novo hábito. Meditando juntos, por 21 dias, você conseguirá sentir os benefícios da meditação como parte da sua rotina.

Ao meditar, nosso corpo atinge um estado de relaxamento e autocontemplação o qual não estamos acostumados. Assim, algumas sensações acabam sendo novidade e podem causar estranhamento. Quaisquer que sejam essas sensações, é importante entender que essas são reações do corpo desencadeadas pelo processo mental.

Meditar é mais repousante do que dormir. Uma pessoa em estado de meditação consome seis vezes menos oxigênio do que quando está dormindo.

O objetivo da meditação é entrar em estado de meditação profunda onde acontece o que chamamos de Samadi, em sânscrito , “onde tudo está resolvido” ou “meditação completa”. A mente se torna apenas o observador da experiência meditativa, totalmente entregue e absorvida pela experiência.

O ideal é meditar no máximo umas duas vezes por dia”, diz. Roberto ainda afirma que meditar deve ser um exercício constante, leve e sem expectativas.

Para começar a meditar deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Reservar 5 a 10 minutos por dia. Deve-se reservar 1 ou 2 momentos ao longo do dia para se desligar por um tempo. ...
  2. Encontrar um local calmo. ...
  3. Adotar uma postura confortável. ...
  4. Controlar a respiração. ...
  5. Focar a atenção.

Idealmente, um período de 10 a 15 minutos é um ótimo tempo para começar e trazer pequenos benefícios em relação à atenção e à respiração, mas cinco minutos já são suficientes para permitir uma sensação de tranquilidade.

Previne a dor: Ficar com os ombros caídos é uma causa comum para dor nas costas e no pescoço, levando a dores de cabeça. Se você meditar por mais do que alguns minutos nessa posição, poderá sentir muita dor nas costas e no pescoço, o que é a última coisa que deseja ao meditar.

Meditar na Palavra de Deus dia e noite significa refletir na mensagem bíblica em nosso cotidiano. O cristão que medita com regularidade, deixa seus pensamentos serem inundados pela verdade de Deus, se satisfazendo no Senhor de maneira completa.

A prática regular de meditação, ajuda a diminuir os pensamentos negativos e o estresse e a ansiedade do dia-a-dia, deixando a pessoa mais relaxada e mais plena, evitando que vá dormir com pensamentos negativos, facilitando o adormecimento e melhorando a qualidade do sono.

Respire de forma profunda
Inspire e respire sempre pelo seu nariz, ou seja, nada de expirar pela boca. Durante o tempo dedicado à técnica, encha os pulmões de ar e vá soltando-o devagar, até sentir que acalma parte da sua ansiedade e as batidas do coração desaceleram.

Tipos de meditação

  • Meditação zen ou zazen. Nesse tipo, a pessoa concentra em um princípio minimalista para alcançar a tranquilidade. ...
  • Meditação Budista Kadampa. ...
  • Meditação transcendental. ...
  • Raja Yoga. ...
  • Vipassana. ...
  • Meditação guiada. ...
  • Meditação mindfulness.