Tem que fechar os olhos para meditar?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Quando pensamos em meditar, vem à mente a imagem de uma pessoa concentrada, sentada e de olhos fechados. Porém, ao contrário do que muitos pensam, é possível meditar com os olhos abertos e ter os mesmos benefícios da meditação normal.

Dicas para evitar que a mente se disperse ao meditar

  1. Utilize a respiração. A respiração ajuda a mente a encontrar algo para focar a sua atenção. ...
  2. Desenhe ou imagine formas. ...
  3. Pratique meditação guiada. ...
  4. Aceite os seus pensamentos. ...
  5. Escreva os seus pensamentos. ...
  6. Pratique regularmente.

Foque a atenção na respiração: a grande dica na hora de meditar é focar na respiração. Vanessa alerta que outros pensamentos provavelmente virão à mente, mas daí é só “deixá-los passar”. “Sem julgar, sem apegar, sem dar ênfase a nenhum. E a qualquer momento volte para a respiração”, comenta.

Na meditação acontecem modificações corporais que são descritas pela literatura médica como: diminuição da frequência cardíaca, redução da frequência respiratória, relaxamento da musculatura, diminuição do metabolismo corpóreo, alteração das ondas cerebrais, alteração do funcionamento de algumas regiões do cérebro e ...

O QUE É FOTOPSIA? Em algum momento da vida, quem esfregou os olhos com força, ou até mesmo levantou-se rapidamente, já deve ter experimentado a sensação de pontos de luz no campo de visão. Esses flashes de luz também podem acontecer com os olhos fechados, sendo conhecidos por fotopsia ou fosfenos oculares.

A princípio, saiba que você pode meditar deitado a qualquer momento livre na sua agenda. O que realmente faz a diferença nas posturas de meditação são as posições que proporcionam conforto ao seu corpo durante períodos extensos de prática. Em alguns tipos de meditação, é até preferível que você fique deitado.

Separamos abaixo algumas dicas de como ativar o terceiro olho:

  1. Cultive o silêncio. Para ser capaz de receber as mensagens que o terceiro olho nos envia, precisamos ser capazes de acalmar e silenciar nossa mente. ...
  2. Aprimore sua intuição. ...
  3. Alimente sua criatividade. ...
  4. Coloque os pés no chão.

4. Fechar os olhos e colocar a gaze sobre as pálpebras. Feche os olhos e coloque com delicadeza a gaze sobre as pálpebras e a base dos cílios. Os olhos são muito delicados e uma pressão sobre eles pode provocar lesões e doenças oculares.

As pessoas geralmente dormem com os olhos abertos devido a um problema nos músculos faciais, nervos ou pele ao redor das pálpebras. A paralisia ou enfraquecimento do músculo que fecha as pálpebras, conhecido como músculo orbicular dos olhos, pode fazer com que alguém durma com os olhos abertos.

A análise mostrou que fechar os olhos teve um impacto maior na tentativa de lembrar detalhes corretamente, mas que se sentir confortável durante a entrevista também ajudou. No segundo experimento, os pesquisadores questionaram os voluntários sobre uma cena de crime simulada.

A meditação muda a massa cinzenta do cérebro
Assim como nós percebemos o ganho muscular após o exercício físico, pesquisas da Universidade da Califórnia apontam que a meditação pode estimular o crescimento de novas células cerebrais – o que significa uma massa cinzenta mais mensurável em certas áreas do cérebro.

No âmbito da psicologia clínica, como assinala Cristina Gutiérrez, a única coisa que podemos conseguir é a capacidade de eliminar pensamentos ou preocupações que nos fazem mal e interferem em nossa vida – e aprender a dar mais importância e maior tempo em nossa mente às ideias que nos provocam satisfação.

Mantenha uma regularidade. É preferível que a meditação seja frequente e regular, algumas vezes por semana num período curto (5 minutos), a ser apenas uma vez por semana em um período longo (40 minutos). Ou seja, é melhor meditar 5 minutos em 3 dias por semana, a meditar 40 minutos de uma só vez.

Já se convencionou que a meditação é praticamente um calmante natural, já que inibe a produção de hormônios que são produzidos em situações de estresse, mas dedicar um tempinho a entoar mantras pode trazer muitos outros benefícios para o nosso corpo, inclusive o de diminuir a sensação de dor até mesmo em pacientes ...

É verdade que a melhor hora apra meditar é a madrugada? Sim, é verdade. Na madrugada temos mais silêncio e menos distrações, teoricamente… Isso funcionava no século passado.

Idealmente, um período de 10 a 15 minutos é um ótimo tempo para começar e trazer pequenos benefícios em relação à atenção e à respiração, mas cinco minutos já são suficientes para permitir uma sensação de tranquilidade.

Com base em 59 experiências de meditação, os investigadores apuraram que os efeitos colaterais mais comuns eram medo, ansiedade, pânico ou paranóia – efeitos sentidos por 82% dos participantes. Outros 42% sofreram de alucinações e 28% tornaram-se hipersensíveis à luz.

Mudanças após 1 mês:
Já é possível notar uma redução no esforço cardíaco e na flutuação da frequência cardíaca de forma persistente, mesmo fora do momento de meditação. Possivelmente efeitos mais duradouros já são apreciáveis a partir desse ponto e tendem a melhorar no longo prazo.

Se uma flor aparece na sua casa, por exemplo, alguém colocou a flor ali. E no ramo das energias não é diferente. Ao meditar, se depois daqueles 5 minutos, 10 minutos, 30 minutos, seja qual for o tempo de meditação, você está diferente, é porque realmente meditou.

Entendendo o que é visão com raios luminosos
A visão com raios luminosos acontece quando o vítreo, fluído gelatinoso que preenche grande parte da cavidade interna do olho, fricciona ou pressiona a retina, fazendo com que os fotorreceptores sejam ativados e, com isso, resultando na sensação de flashes.