Por que não consigo me concentrar na leitura?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Pode ser diversos transtornos psiquiátricos como ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de déficit de atenção, hipomania etc, procure um médico para lhe avaliar, fazer os diagnosticos diferenciais e lhe indicar o melhor tratamento.

Quais as causas da dificuldade de concentração? Pode acontecer por causa de diferentes motivos, incluindo depressão, estresse, tensão, fadiga, sobrecarga de trabalho, problemas emocionais e pessoais, ansiedade e deficit de atenção, um quadro bastante recorrente na infância.

Truques Simples para Ler e Reter Informações mais Rapidamente

  1. Leia a conclusão primeiro. ...
  2. Use um marcador. ...
  3. Use o índice e subtítulos. ...
  4. Seja proativo ao invés de reativo. ...
  5. Não tente ler cada palavra. ...
  6. Escreva o que lê ...
  7. Discuta o que lê com as pessoas. ...
  8. Anote perguntas para discussão durante a leitura.

Ler textos com temas variados
Uma recomendação que costuma aparecer entre as dicas de como treinar o cérebro é a leitura frequente. Trata-se de um hábito fundamental para obter conhecimentos e, de quebra, ampliar o vocabulário, exercitar a interpretação e fazer associações.

Classe social, nível educacional e gênero não influenciavam no resultado final. Portanto, pelas contas avaliadas pelos estudiosos, ler um livro por apenas meia hora por dia já é capaz de aumentar a longevidade.

Criar uma rotina, fazer listas com as prioridades do dia, aprender a se organizar e reservar horários para resolver cada coisa de uma vez também ajuda – principalmente na hora de afastar da sua cabeça aquelas preocupações com outras demandas que poderiam distrair.

Simplesmente mudamos nossa atenção de uma tarefa para outra muito rapidamente, o que poderia ter consequências no funcionamento de nosso cérebro. Quando mudamos de uma atividade para outra, o cérebro usa glicose e oxigênio e, à medida que estes se esgotam, a pessoa fica com uma sensação de sonolência e desorientação.

A falta de foco faz com que a gente não consiga concluir as tarefas ou projetos. Quando perdemos o foco, perdemos também a capacidade de gerenciar aquela atividade que estávamos fazendo simplesmente porque achamos que conseguimos dar conta de várias coisas simultaneamente.

Muitas pessoas se perguntam como lembrar do que lemos, saiba que essa questão é mais comum do que imagina. Há um estudo do psicólogo alemão Herman Ebbinghaus onde afirma que cerca de 50% do que lemos é esquecido, caso não seja revisado no dia seguinte.

Entenda como gravar informações no cérebro com essas 5 dicas

  1. Simplifique as informações. ...
  2. Faça relações de informações com algo que já tenha em mente. ...
  3. Exercite o cérebro continuamente. ...
  4. Teste a memória de forma contínua. ...
  5. Preste atenção.

Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer. Também influencia na hora de fazer associações, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

4 livros para aumentar o seu QI

  1. Uma breve história do tempo, de Stephen Hawking. ...
  2. Gödel, Escher, Bach, de Douglas Hofstadter. ...
  3. Uma breve história de quase tudo, de Bill Bryson. ...
  4. Bilhões e bilhões, de Carl Sagan.

Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para dormir, por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Além de ser uma atividade relaxante, ela ajuda a aliviar o estresse expandindo o conhecimento e o vocabulário. Ler diariamente também contribui para desenvolver a escrita e melhorar o raciocínio, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de concentração.

Ressaca Literária, nada mais é do que aquele momento em que você não consegue ler! Seja porque você ainda está preso no último livro que você leu, e nenhuma história parece tão boa e tão envolvente. Ou, seja porque você começou a ler um livro, ele te deixou empacada e agora não consegue mais ler.

O ideal é que esses trabalhos sejam sempre feitos sempre em períodos em que o cérebro está mais ativo como pela manhã ou no meio da tarde. Após o almoço, final da tarde e durante a noite são momentos em que você começa a ter maior cansaço e consequentemente as informações não serão armazenadas com tanta eficácia.

Ler em uma posição desconfortável ou ficar fazendo movimentos com a cabeça, o pescoço ou os braços – o que inclui acompanhar a leitura com o dedo ou um lápis – são características do mau leitor. “Quando lemos, só nossos olhos devem se mover, e o resto do corpo deve permanecer perfeitamente relaxado.

Leitura superficial: ler rapidamente sem entender nada
Um hábito que hoje é considerado normal, mas que é preocupante considerando o tempo e o entendimento que os mais jovens dedicam à leitura.