Por que não se deve encher a taça de vinho?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
3.9 / 5 5 votos

Ao deixarmos uma parte da taça liberada, conseguimos girar o líquido na taça para liberar seus aromas, sem correr risco de derramar o vinho. Outro motivo é que se enchermos demais, o vinho vai acabar esquentando na taça e perdendo suas propriedades.

De uma maneira geral, taças maiores são ideais para vinhos que precisam de maior contato com o oxigênio para potencializar suas características sensoriais, como os vinhos tintos. Já recipientes menores são geralmente destinados a vinhos que devem ser consumidos mais rapidamente, como no caso dos vinhos brancos e rosés.

Como são harmonizadas com os pratos, a taça de vinhos deve coincidir com essa ordem.
...
Como deve estar a mesa ?

  1. À direita do convidado, geralmente com a de vinho branco na ponta direita,
  2. Em seguida fica a taça de vinhos tinto,
  3. E mais à esquerda fica disponível uma taça com água.

O vinho na taça é a reta final para se ter o veredito, saber se está bom ou não para beber. A cor atijolada, às vezes já tendendo ao âmbar, nem sempre é sinal de que o vinho já morreu. Para as escolas mais tradicionais da vinicultura, a turbidez também é um sinal visual de que o vinho não está bom para beber.

Uma, até duas, taças de vinho tinto por dia pode sim fazer muito bem à saúde. Rica em agentes antioxidantes, a bebida ajuda a fortalecer o organismo, prevenindo diversas doenças, principalmente relacionadas ao coração.

Elaborado a partir de uvas tintas bordô, o La Dorni Tinto caracteriza-se pela coloração vermelho-rubi, aroma marcante, sabor frutado e paladar equilibrado, não contem teor alcoólico nem açúcar em sua composição.

De acordo com o levantamento, o consumo de bebida alcoólica antes de ir para a cama pode contribuir para a redução da latência do sono. Ou seja, a bebida pode fazer com que o sono se manifeste mais rapidamente do que o costume. Isso se dá por conta dos efeitos sedativos do álcool, presentes também nos vinhos.

O recomendado é segurar a taça pela haste ou pela base. Isso ajuda a manter a temperatura por mais tempo. Se você segurá-la pelo bojo, poderá elevar a temperatura do vinho mais rapidamente.

A quantidade recomendada é 300 ml por dia, o que ronda uma média de um copo por dia. E, infelizmente, beber o dobro ou triplo não vai duplicar ou triplicar os seus benefícios. Fique então com boas razões para desfrutar de um copo de vinho diariamente.

Qual a taça para vinho branco e rosados
A taça de vinho branco precisa ser menor do que a do vinho tinto. Isso porque o vinho branco deve ser consumido em temperaturas mais baixas, e um recipiente pequeno permite que uma troca de temperatura menor do que uma grande.

A taça para água precisa ficar disposta do lado de dentro da mesa, sendo o copo mais próximo do alcance das mãos. Assim, da esquerda para a direita, a ordem é: taça para água, taça para vinho tinto e taça para vinho branco.

É indiferente que elas tenham ou não pé, já que o sabor da água não altera com a temperatura. Mas, normalmente, a diferença mais notável entre taça de vinho e de água é o maior tamanho dessas em comparação às de vinho no geral.

Ao girar a taça do vinho em pequenos movimentos circulares, provocamos a oxigenação da bebida. Com isso, as partículas responsáveis pelos aromas se desprendam com maior facilidade, aumentando a intensidade olfativa da bebida.

Qual o melhor horário para tomar vinho? O vinho é uma ótima pedida durante as refeições, pois assim o corpo consegue lidar melhor com a metabolização do álcool da bebida, minimizando efeitos indesejáveis.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica.

O vinho suave é feito com uva não vinífera, ou seja, possui quase a mesma classificação dos vinhos doces e é preparado com uvas de mesa. Ideal para quem procura uma bebida fácil de degustar, doce e com uma textura aveludada, esse tipo de vinho é ideal.

Pessoas com doenças hepáticas, que fazem uso de medicamento controlado ou gestantes não devem ingerir quaisquer bebidas alcoólicas. Vinhos tintos possuem polifenóis que são considerados benéficos à saúde.

O vinho realmente faz a gente dormir melhor, desde que seja consumido moderadamente. Isso porque uma quantidade maior que duas taças da bebida pode causar o efeito inverso, por causa do álcool. Na medida certa, o álcool tem efeito sedativo e induz o sono. Se for consumido em excesso, ele nos deixa em estado de vigília.

Quais os melhores vinhos para proteger o coração? O vinho branco possui uma boa quantidade de antioxidantes, mas o vinho tinto se destaca no quesito benefícios à saúde, devido à maior concentração de resveratrol nas uvas utilizadas na bebida.