Porque não se deve colocar vinho novo em odres velhos?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O vinho novo continua seu processo de fermentação na vasilha onde é depositado. O odre velho já endurecido não tem mais elasticidade e, se receber vinho novo, os gases produzidos pela fermentação rompem com o odre.

O vinho novo representa a vida de bênçãos que Jesus conquistou para nós com o sangue que Ele derramou na cruz. Não se trata de um “simples remendo” para sua vida, mas uma vida nova, em Deus. Entregue-se ao Senhor para que Ele o torne um “odre novo” e derrame em sua vida deste vinho novo.

Era impossível seguir Jesus e continuar servindo ao antigo sistema de obras e tradições. A Nova Aliança, era aquele tecido inacabado, porque Jesus ainda seria morto e ressuscitaria para cumprir definitivamente o plano salvífico.

A interpretação preferida de João Calvino indica que as roupas velhas e os odres velhos são representações dos discípulos de Jesus. Em seu "Comentário sobre Mateus, Marcos e Lucas", ele explica que o vinho novo e o odre não alargado representam a prática de jejuar duas vezes por semana.

Vinhos que são elaborados especialmente para o envelhecimento geralmente tem um tempo maior de maturação em carvalhos, ocorre um envelhecimento prévio na garrafa antes de sair pra comercialização, podem ser mais doces e fortificados como é o caso do vinho do porto, sendo adequados para o consumo por décadas.

Afinal, qual a diferença entre os vinhos jovens e envelhecidos? Como já contamos, o tanino ajuda no envelhecimento do vinho, ou seja, em sua conservação, principalmente na dos tintos. A quantidade desta substância vai dizer se a bebida deve ser consumida imediatamente ou se pode esperar por anos.

De modo geral, no Novo Mundo os vinhos são mais intensos, com maior coloração, sabor e aroma. Os produtores destes países buscam criar rótulos que já saiam das vinícolas prontos para o consumo, fáceis de beber e, normalmente, sem muita guarda e barrica.

Significado de odre
O odre era um recipiente feito de peles para guardar vinho (Josué 9:4,13; 1Samuel 16:20; Mateus 9:17; Marcos 2:22; Lucas 5:37-38), ou leite (Juízes 4:19), ou água (Gênesis 21:14-15,19), ou alguma bebida forte (Habacuque 2:15).

“Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem” (Lucas 5, 37). Aquele recipiente onde colocamos o vinho para depois ser consumido é muito importante, porque ajuda a conservar o sabor do vinho.

O vinho é um dom de Deus. Nele vemos o amor de Deus em proporcionar vida e alegria para todas as pessoas. Mas também enxergamos um sentido mais profundo. No vinho vemos o amor de Deus no sacrifício de Jesus Cristo, que remove nossa culpa, satisfaz a ira de Deus e salva a todos os que creem.

É fácil de manusear, guardar e transportar, pois as medidas para a embalagem de 3 litros são 17x10x21 cm, pesando 3,2 kg e substituem 4 garrafas normais de 750 ml.

A roupa serve para escondermos aquilo que mais amamos e protegemos – o nosso corpo. A roupa passou a ser usada desde a queda do homem no Jardim do Éden, ao pecar Adão e Eva se escondem de Deus e este lhes faz roupas de folhas cozidas para lhes esconder a vergonha (partes íntimas). E o nosso interior?

A cor e o estilo dependem da cultura e da religião da noiva. No mundo ocidental, o vestido de noiva costuma ser branco, já que simboliza a pureza. Enquanto adjectivo, estar vestido significa estar coberto (antónimo de estar nu), revestido ou preparado para sair.

5 Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas!" E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança".

Por isso, Jesus Cristo disse apropriadamente: "Tampouco se põe vinho novo em odres velhos; mas, caso o façam, então os odres rebentarão e o vinho se derramará, e os odres ficarão arruinados. Mas, põe-se vinho novo em odres novos, e ambas as coisas ficam preservadas" (Mateus, capítulo 9, versículo 17.).

1 saco de pele, saco de couro. Pessoa muito gorda: 2 bazulaque, botija, adiposo, batoque, obeso, gordo, pipa, tortulho, trolho.

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

VINHO VELHO: é o vinho guardado em odres durante muito tempo para fermentar. O suco da uva quando envelhecido se torna mais forte (Josué 9.4). O fermente sempre foi símbolo da influencia do pecado (Marcos 8.15; I Coríntios 5.7,8).

Não. Os defeitos do vinho causam o comprometimento de aromas, sabores e níveis de acidez. Esse processo afeta a degustação, mas isso não quer dizer que os rótulos com sabor alterado demonstrem um risco à saúde, até porque o álcool presente na bebida previne a formação de bactérias nocivas ao organismo.

Velho Mundo é um termo utilizado para definir a divisão dos países, os que compõem o velho mundo é a visão que os europeus tinham do mundo no século XV, ou seja, a Europa, África e Ásia. Novo Mundo é um dos nomes dados ao hemisfério ocidental, mais especificamente ao continente americano.