Por que não se deve escurecer a tela do celular?

Perguntado por: lapolinario6 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Usar o celular durante a noite pode prejudicar a qualidade do seu sono ou até inibi-lo. Isso porque a luz azul emitida pela tela dos celulares ou computadores interrompe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.

Isso ocorre porque, no Modo Light, as telas emitem uma quantidade muito grande de brilho, o que causa uma tensão ocular. Com o modo Dark, a quantidade de brilho emanada da tela diminui, já que boa parte dela está “apagada”. Além do cansaço visual, o Dark Mode ajuda você a ter uma noite de sono muito melhor.

Abaixo disso, você terá dificuldade em enxergar a tela do aparelho durante um dia ensolarado. Para aparelhos intermediários e superiores, o ideal é que a tela do celular já tenha pelo menos 800 nits para uma visualização mais confortável durante o dia.

Modo noturno, presente em celulares e outros dispositivos, pode ajudar contra efeitos nocivos na pele, mas não tem efeito comprovado na melhoria da qualidade do sono. A luz azul emitida por celulares, computadores e TVs danifica também a pele do rosto, e não apenas os olhos.

O modo escuro tem como objetivo reduzir a exposição à luz azul e ajudar com o cansaço visual que vem com o tempo de tela prolongado.

Benefício à saúde do usuário com a menor incidência de luz, principalmente à noite. Com a mudança de temperatura da luz usada nesse modo, a pessoa não fica em estado de alerta como no modo tradicional. Isso ajuda, pois não afeta o sono da pessoa chegar e faz com que se tenha uma melhor qualidade de descanso.

Para estudar, ler ou trabalhar, procure sentar-se próximo de janelas ou varandas que permitam receber a luminosidade pela lateral. Sentar-se de frente ou de costas para a fonte de iluminação fará com que a luz reflita na tela, o que vai exigir que você tenha que forçar a vista para enxergar melhor e fazer a leitura.

A pesquisa, que foi divulgada em Julho de 2021 durante a conferência MobiSys '21, indicou que o gasto de energia de telas OLED varia entre 44% e 73% da carga total quando o dispositivo está no modo claro e com o brilho no nível máximo. Contudo, no modo escuro foi registrado um gasto médio de 42%.

O Modo Escuro pode ser indicado para usuários com fotofobia, condição que causa enxaquecas a partir da exposição a luzes brilhantes. Além disso, o Google defende que a opção é útil para usuários com outros problemas de visão e para pessoas que são mais sensíveis à luz.

A afirmativa assusta, mas é isso mesmo! A utilização de tablets, computadores e celulares, durante grande parte do dia, compromete as membranas plasmáticas das células oculares. O complicador é que, dessa forma, o hábito acaba prejudicando duas principais estruturas dos olhos: a retina e a córnea.

O ideal é encontrar um ajuste entre 50 e 80% e observar ser não há borrões entre os tons de branco e preto. A nitidez deve ser calibrada para chegar ao maior nível de detalhes das imagens, mas sem exagero nos contornos.

Uso de óculos bloqueadores de luz azul
Ele apresenta uma tecnologia diferenciada que faz a filtragem da luz digital, evitando que grande parte dos raios nocivos emitidos por celulares e computadores atinjam os olhos.

Ver televisão no escuro é um hábito comum entre os brasileiros, e a sabedoria popular dita que o costume pode fazer mal à vista. Nada tema: de acordo com os especialistas, a prática não causa doenças oftalmológicas. Segundo os médicos, os olhos se ajustam aos ambientes com baixa luminosidade.

Muito além de ser um vilão da produção de melatonina, o aparelho pode expor as atividades cerebrais a um estímulo acima do recomendado durante a noite. As interações das redes são um exemplo disto e podem ser consideradas prejudiciais para o processo que antecede o sono.

A luz visível é uma forma de radiação eletromagnética, assim como os raios ultravioletas. Como ela penetra a pele de maneira mais profunda, pode causar danos a longo prazo, como manchas e envelhecimento.

No desenvolvimento, na IDE, uso sempre o padrão (branco), e sempre, todos os dias sem exceção, percebo um grande cansaso na vista. Li que o branco é uma das cores que mais "agridem" os olhos, e que cores como preto, aqua, tendem a ser melhores para o "descanso" da vista.

O uso contínuo expõe exaustivamente a visão às luzes emitidas por esses dispositivos. O modo noturno desses aparelhos pode ser um grande aliado na preservação da saúde dos olhos.

quando você ativa o modo escuro. a cor preta é desligada da tela do seu aparelho. nas telas o led. fazendo com que a sua tela gaste menos energia.

Modo escuro, modo noturno ou dark mode é um tipo de exibição de tela que pode ser acionada em diversos computadores, notebooks e celulares. Essa estilização permite que o plano de fundo de sistemas operacionais, navegadores e aplicativos escureça, ficando totalmente preto.

Depois do branco, as cores que mais gastam bateria ao serem exibidas extensivamente na tela de um celular são: azul, verde e vermelho. O preto vem bem atrás dessas, consumindo seis ou sete vezes menos energia que o branco.