Que tipo de pessoa o narcisista nunca irá descartar?

Perguntado por: igoulart . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Originalmente respondida: Que tipo de pessoas são as que um narcisista nunca irá descartar? Ele nunca descartará as bajuladoras, quer sempre ouvir elogios. As que se prostram a seus pés, e dizem sim a tudo que se refere a eles. Pessoas dependentes sentimentalmente, frágeis e fáceis de manipular.

Narcisistas ficam confusos quando as pessoas não querem falar com eles. Eles são acostumados a descartar as pessoas. É assim que eles terminam os relacionamentos quando alguém perde a utilidade para eles. Quando acontece o contrário, eles se sentem derrotados e entram em pânico.

Distraia o outro fazendo perguntas sobre assuntos do interesse dele. Os narcisistas amam falar de si próprios e compartilhar o que sabem, portanto, perguntar algo do interesse dele é uma ótima forma de distraí-lo da agressividade. Isso pode ser muito útil caso ele o esteja atacando verbalmente.

O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.

Paradoxalmente, o narcisista se vê como sendo um ser superior aos outros. Mesmo inseguro, o indivíduo se vê como portador quase de uma divindade. Esse jogo entre insegurança e superioridade é a raiz de muitos dos comportamentos tóxicos que vamos listar aqui. Tudo isso, claro, somado a uma falta de empatia.

Os narcisistas costumam responder de modo negativo até mesmo às críticas construtivas, pois a autoestima deles é bastante frágil. Seu cônjuge pode ficar bastante nervoso ao ser criticado, muitas vezes evitando demonstrações de afeto e carinho depois de não receber exatamente o que queria.

Após ter sugado a energia vital, a auto estima, bem como despersonalizar a vítima, o Narcisista simplesmente a descarta. Na maior parte das vezes o Narcisista realiza o Descarte sem apresentar nenhuma explicação, sem demonstrar nenhuma empatia, afeto ou remorso, sinais característicos de quem possui este transtorno.

A maioria dos narcisistas mentem para retratar a si mesmos ou suas vidas como perfeitas. No entanto, isso está longe da realidade. Eles se retratam como superiores a todos os outros e não têm respeito pelas emoções ou limites dos outros.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

Uma forma de evitar que o narcisista manipulador destrua a sua autoestima é dizer para que não compare você com ninguém. Você pode falar “entendo e respeito o seu ponto de vista, mas conheço as minhas qualidades, sei quem sou e não vou perder meu tempo com esse tipo de comparação. Não faça mais isso.”

* Pressionam você a fazer coisas que você não quer fazer. Menosprezar as pessoas e tentar diminuí-las é uma forma de manipulação. Se o narcisista conseguir te envergonhar pela sua aparência, educação ou classe social, ele se sentirá melhor por comparação.

Eles não possuem empatia, não sentem a nossa dor, o que sentimos, não conseguem, são frios! Mas conseguem chorar fazendo de vítima ou provocando um drama!

Os narcisistas são egocêntricos, arrogantes, exploradores, e ainda assim cativam e apaixonam. Uma pesquisa psicológica recente descobriu que nos sentimos estranhamente atraídos pelas pessoas narcisistas, pela sua personalidade egocêntrica, pelo seu domínio situacional e inclusive pela sua hostilidade.

O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele. Espero que ele tenha esse reality como um aprendizado para evoluir como pessoa, reveja suas atitudes para nunca mais atacar ou expor uma mulher.

Essa atitude raivosa e intolerante está relacionada a baixa autoestima, geralmente, pessoas narcisistas são assim pois negam a realidade e querem forçar o outro a acreditar nas suas verdades inventadas. E quando percebem que foram desmascarados, eles agem com agressividade para disfarçar a insegurança.