Por que o nome da Caatinga?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Mata branca é o significado do nome Caatinga, dado pelos índios tupi-guarani em alusão à aparência que ele toma quando a água se torna escassa. O visual de sua vegetação na época de estiagem é, na verdade, uma estratégia exemplar de sobrevivência.

No decorrer de épocas glaciais, grande parte da umidade do planeta é retida nos polos, o que gera um ressecamento dos continentes e ,consequentemente, a retração de florestas. Esses eventos poderiam explicar, tanto a expansão amazônica para a área, quanto o surgimento de um clima semiárido na região.

A caatinga não é encontrada em todo o sertão. Existem áreas em que a umidade é maior ou as chuvas são mais regulares. Esses locais, chamados brejos, possuem uma vegetação mais diversificada e estão localizadas normalmente no sopé de serras e chapadas, onde chove mais. A área da caatinga era menor do que hoje em dia.

As características da vegetação da Caatinga são explicadas pela alta adaptação das espécies locais ao clima Semiárido. A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Está localizada nos estados do Nordeste do Brasil e no extremo norte de Minas Gerais.

2 sinônimos de caatinga para 1 sentido da palavra caatinga: 1 catinga, tabuleiro.

Pouco se sabe sobre como era a Caatinga originalmente, no início do processo de colonização, quando se deu a chegada dos rebanhos de gado e abertura de pastagens. Naquela época, não havia interesse na preservação e no registro dos detalhes da Biodiversidade.

Para sobreviver na Caatinga, os animais também se adaptaram às condições do ambiente. Adquiriram hábitos de se esconder do sol em abrigos sombreados e de sair apenas à tardinha, ou mesmo apenas durante a noite, para caçar.

Os povos da Caatinga, conhecidos como catingueiros, são sertanejos, vaqueiros, agricultores, populações indígenas, quilombolas, entre outros. O bioma é o berço de comunidades tradicionais, como os índios Tumbalala, os Xukurus e os Pankararu, e os quilombolas de Conceição das Crioulas.

Endêmica da Caatinga, o único bioma brasileiro que ocorre de maneira exclusiva no país, a bela ararinha-azul pode ser vista como um símbolo da biodiversidade da região, subestimada ao longo da história.

O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo. Nossos 6 Biomas – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica – abrigam, pelo menos, 20% de todas as espécies do planeta.

Caatinga arbórea: composta por florestas que apresentam árvores que podem atingir até 20 metros de altura. Caatinga arbustiva: composta por árvores baixas com até 8 metros de altura, como o xique-xique e a macambira. Mata seca: composta por florestas situadas próximo de encostas e topos de serras.

As vagas para os estágios na Caatinga são distribuídas prioritariamente entre quatro principais grupos de militares.
...
A título de exemplo, citam-se:

  1. Militares que habitam ou foram transferidos para a região do semiárido;
  2. Recém-formados na AMAN e na ESA; e.
  3. Militares da Força Aérea e da Marinha que atuam no meio terrestre.

A origem da palavra “sertão” é controvertida. Alguns afirmam ser derivada de um vocábulo de origem angolana: “muceltão”, que quereria dizer “lugar interior”, “terra entre terras”, “local distante do mar”. O vocábulo angolano teria sido alterado para “celtão” e depois “certão” até adquirir a forma atual “sertão”.

Conforme os mapeamentos de solos realizados no Nordeste do Brasil, incluindo o norte de Minas, os solos que se destacam em termos de expressão geográfica no contexto do bioma caatinga são os Latossolos, Argissolos, Planossolos, Luvissolos e Neossolos.