O que quer dizer a palavra Caatinga?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque na estação seca, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca) que significa “mata ou floresta branca” no tupi.

A caatinga não é encontrada em todo o sertão. Existem áreas em que a umidade é maior ou as chuvas são mais regulares. Esses locais, chamados brejos, possuem uma vegetação mais diversificada e estão localizadas normalmente no sopé de serras e chapadas, onde chove mais. A área da caatinga era menor do que hoje em dia.

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Está localizada nos estados do Nordeste do Brasil e no extremo norte de Minas Gerais. A sua área de abrangência corresponde a cerca de 10% do território brasileiro. A vegetação da Caatinga tem como característica principal a adaptação aos períodos de estiagem.

Endêmica da Caatinga, o único bioma brasileiro que ocorre de maneira exclusiva no país, a bela ararinha-azul pode ser vista como um símbolo da biodiversidade da região, subestimada ao longo da história.

A Caatinga abriga um grande número de espécies da fauna brasileira, como, mamíferos, répteis, aves, anfíbios, entre eles, a cutia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, gatos selvagens, a asa branca, e uma variedade de insetos, que exercem grande importância para o bioma.

Influência do relevo A serra da Borborema, que atravessa vários estados, impede a passagem das correntes atmosféricas úmidas que partem do oceano para o interior.

Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque na estação seca, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca) que significa “mata ou floresta branca” no tupi.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 900 espécies de plantas compõem o bioma da caatinga, sendo as bromélias e cactos as mais comuns.

Exemplos dos animais da caatinga são a jaguatirica, a arara-vermelha, a ararinha-azul, a preguiça-comum, o jaguarundi, o bem-te-vi, o carcará, a arara-azul-de-lear, o tiziu, o periquito-de-bochecha-parda, e vários outros.

A principal atividade econômica desenvolvida na caatinga é a agropecuária. A agricultura destaca-se na região através da irrigação artificial, possibilitada pela construção de canais e açudes.

Relevo. O relevo da Caatinga apresenta altitudes até 1.100 metros (variação entre planaltos de 670 a 1.100 metros), sendo conhecida como região de depressões interplanálticas pediplanizadas. Trata-se de uma formação geológica antiga.

Distribuição: Ocorre em regiões de Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. Amplamente distribuído na costa atlântica da América do Sul, região com alta densidade humana e ambientes alterados, o que pode representar uma ameaça a espécie.

Há cerca de 1.000 espécies vegetais no bioma, dentre as quais 318 são endêmicas, e onde se destacam plantas como cactos (mandacaru, xique-xique e facheiro), bromélias e leguminosas (catingueiras, juremas e anjicos)³. Árvores que armazenam água, como a barriguda e o umbuzeiro, também fazem parte dessa rica flora.

As principais espécies são o Mandacaru, o Xique-xique, a Aroeira e a Braúna. As únicas árvores que não perdem as suas folhas durante o intenso calor são o Juazeiro e alguns tipos de palmeiras, pois suas raízes conseguem encontrar água no subsolo.

Os povos da Caatinga, conhecidos como catingueiros, são sertanejos, vaqueiros, agricultores, populações indígenas, quilombolas, entre outros. O bioma é o berço de comunidades tradicionais, como os índios Tumbalala, os Xukurus e os Pankararu, e os quilombolas de Conceição das Crioulas.

Para sobreviver na Caatinga, os animais também se adaptaram às condições do ambiente. Adquiriram hábitos de se esconder do sol em abrigos sombreados e de sair apenas à tardinha, ou mesmo apenas durante a noite, para caçar.

Comentário da questão. A caatinga possui característica de chuvas irregulares e escassas, havendo grande período de seca. Por isso, as plantas desse bioma apresentam diversas adaptações para sobreviver a esse ambiente, como sistema radicular bem desenvolvido e profundo, capaz de absorver água e íons do solo.

Quem pode fazer o Curso de Caatinga?

  1. Militares que habitam ou foram transferidos para a região do semiárido;
  2. Recém-formados na AMAN e na ESA; e.
  3. Militares da Força Aérea e da Marinha que atuam no meio terrestre.

O clima da caatinga é caraterizado principalmente pelas elevadas temperaturas e longos períodos de solo seco. Sua média anual de temperatura gira em torno de 25°C a 30°C, mas pode chegar a 60°C. O calor é tão intenso que as águas dos rios e lagos evaporam, ao mesmo tempo em que a terra se transforma.