Por que o ouro é tão caro?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Tirando toda a questão das qualidades do ouro, que vamos citar logo mais, o fato dele ser um material que não é possível produzir, faz com que suas reservas possam se esgotar um dia, o tornando valioso.

O ouro é um metal nobre, de elevada densidade e baixa dureza. Destaca-se também por sua boa condutividade elétrica, valor e inércia química. O ouro é um metal de coloração dourada, de aspecto brilhante, resistente à corrosão, dúctil e maleável.

Ouro: também está entre os metais mais raros do mundo devido a parca distribuição pela camada terrestre, com uma concentração média de 0,03 partes por milhão, o que corresponde a 0,03 gramas por tonelada.

O ouro tem grandes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O metal é capaz de acalmar a inflamação da acne, reduzir a vermelhidão da pele e proteger dos radicais livres que causam as rugas. O ouro é rico em oligoelementos e microminerais.

Conheça o ródio, o metal mais caro do mundo, que vale 17 vezes mais que o ouro.

Não se sabe ao certo qual é a origem exata desse precioso item, no entanto, existem hieróglifos egípcios de 2600 a.C que descrevem o metal, também citado inúmeras vezes no antigo testamento da bíblia sagrada. No Brasil, o ouro foi descoberto no século XVII, por volta do ano de 1693 na região das Minas Gerais.

A origem do Ouro
O ouro surgiu no espaço, há mais de 5 bilhões de anos atrás, antes mesmo do planeta Terra existir. Esse fenômeno ocorreu através de violentas explosões estelares, denominadas supernovas,que transportaram não só o ouro, como outros tipos de metais importantes.

O ouro foi descoberto pelos bandeirantes paulistas que viajavam por Minas Gerais em 1695. O Ciclo do Ouro atraiu milhares de pessoas para Minas Gerais, interessadas em enriquecer por meio da mineração.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, Estados Unidos, conseguiram criar ouro puro de 24 quilates em laboratório. A 'mágica' acontece graças a um processo conhecido como alquimia bacteriana, que permite aos cientistas transformar uma substância sem valor em um metal precioso.

Não há estudos científicos detalhados sobre o assunto, mas os nutricionistas concordam que, em doses tão pequenas, o consumo de ouro não faz mal à saúde. Também não traz nenhum benefício. O ouro em estado puro quase não é absorvido pelo organismo.

Porém, estimativas revelam que as reservas de ouro devem findar-se por volta do ano de 2020.

O corpo de um humano já possui uma média 0.2 mg de ouro, concentração que se dá pela absorção da pele ao contato diário com objetos que contém tal metal, e pelo consumo de alguns alimentos.

Minas Gerais, o maior polo explorador de ouro do país, é o pior estado neste quesito. Das 48,7 toneladas de ouro não classificadas entre 2019 e 2020, 88% foram extraídas em Minas Gerais.

O ouro é um metal nobre muito clássico presente nas composições das maiores joalherias do mundo. E mesmo sendo um dos metais mais nobres, ele também é muito versátil! Por isso, os anéis feitos de ouro podem ser usados a qualquer momento, dando ao look muita classe, elegância e até mesmo modernidade.

As operações podem ser realizadas pelo Portal Investimentos BB ou em qualquer agência do país. O Banco do Brasil oferece garantia de recompra do ouro vendido aos seus clientes com liquidez diária, com liquidação no mesmo dia (D+0), bastando que o ouro adquirido pelo cliente esteja custodiado no Banco.

De forma sumária, pretende-se aqui destacar os fatores que influenciam o valor do ouro. Entre os principais elementos que pressionam o valor da matéria-prima encontram-se a inflação / deflação, taxas de juro, despesa do consumidor, rendimento gerado, risco sistémico e ainda fatores associados com a oferta e procura.

Qual é o valor de 1 kg de ouro? 1 kg de ouro vale R$ 314300,00 hoje.

Dessa maneira, convencionou-se que o ouro 24K, considerado 100% puro, equivale a 999 pontos de ouro (escala européia). O ouro puro tem 24K, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga.

É uma disputa bem acirrada, considerando todo o complexo processo, as gemas de diamantes mineráveis precisam de muito mais esforço para serem encontradas. A questão se inverte quando é levada em conta somente a forma elementar do material, onde o ouro ainda se mostra mais raro.